PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Ex-atacante do Santos morre na Grécia

16 nov 2009 - 08h21
(atualizado às 13h17)
Compartilhar

O atacante mexicano Antonio De Nigris Guajardo, que defendeu o Santos em 2006 e já teve passagem pela seleção mexicana, morreu na madrugada desta segunda-feira em Larisa, na Grécia, após ser levado ao hospital por se sentir indisposto.

Segundo a imprensa grega, o atacante, que jogava no clube grego Larissa, morreu ainda antes de chegar ao hospital. Embora a causa da morte ainda não tenha sido esclarecida, a imprensa local aponta que o jogador mexicano sofreu uma parada cardíaca.

O embaixador do México em Atenas, Manuel Cosio, declarou que um funcionário do consulado viajou para Larisa para dar apoio a mulher do jogador, Miranda, e sua filha de cinco anos.

Espera-se que nas próximas horas cheguem à Grécia os parentes do atacante, entre eles Aldo, irmão de De Nigris e jogador do Monterrey, time da primeira divisão mexicana. Sotiris Markus, representante do Larisa, informou que pessoas próximas asseguram que o jogador não comentou nada recentemente sobre ter se sentido mal fisicamente.

Passagem pela Vila Belmiro

De Nigris chegou ao Santos no começo da temporada 2006, vindo do Shandong Luneng, da China. Sua passagem pelo Brasil, aliás, teve mais episódios curiosos do que boas atuações.

O primeiro aconteceu ainda durante o anúncio da contratação, quando o técnico da época, Wanderley Luxemburgo, confundiu-o com seu irmão mais novo Aldo, também jogador de futebol. O ato falho gerou desconfiança sobre uma possível confusão na hora da contratação e foi desfeito minutos depois, quando Luxemburgo negou veementemente que tenha trazido o jogador errado.

Mais adiante, foi o pivô de uma acusação de registro irregular feita por Brasiliense e Atlético-PR, que poderia ter levado o time santista a perder pontos no Campeonato Brasileiro daquele ano e ser desclassificado da Copa do Brasil. Segundo os times que entraram contra o Santos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador teria sido inscrito fora do prazo. O processo, porém, acabou sendo arquivado.

Em campo, De Nigris atuou em cinco jogos com a camisa do Santos, pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, anotou apenas um gol, contra o Atlético-PR, em partida disputada com portões fechados em Mogi Mirim, no interior de São Paulo. Em agosto de 2006, seu contrato foi rescindido.

Além do Santos, também atuou em diversos times de seu país de origem (Monterrey, América, Puebla e Pumas), além de equipes de Turquia (Ankaraspor e Gaziantepspor), Colômbia (Once Caldas) e Espanha (Poli Ejido e Villarreal). Atualmente, defendia o Larissa, da primeira divisão grega.

Pela seleção mexicana, De Nigris disputou 16 partidas e anotou quatro gols. O primeiro deles, aliás, foi em um amistoso contra o Brasil, disputado em 2001, partida disputada em Guadalajara que terminou em 3 a 3. Naquele mesmo ano, jogou a Copa América, quando o México perdeu a final para a Colômbia.

Ficha técnica

Nome completo: Antonio de Nigris Guajardo

Idade: 31 anos (1º de abril de 1978)

Peso: 78kg

Altura: 1,86m

Clubes:

1999-2003: Monterrey (México)

2003: América (México)

2003: Villarreal (Espanha)

2003-2004: Polideportivo Ejido (Espanha)

2004: Once Caldas (Colômbia) - Vice-campeão da Copa Intercontinental

2004-2005: Puebla (México)

2005: Pumas (México) - Vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2005

2005: Shandong Luneng (China)2006: Santos (Brasil)

2006-2008: Gaziantepspor (Turquia)

2008-2009: Ankaraspor (Turquia)

2009: Ankaragücü (Turquia)

2009: Larissa (Grécia)

De Nigris atuou no Santos em 2006
De Nigris atuou no Santos em 2006
Foto: Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade