Esportes » Futebol » Europeu » Europeu 2009 » Europeu 2009

 Real Madrid perde para Lyon e pode manter "sina das oitavas"
16 de fevereiro de 2010 19h37 atualizado às 20h37

Comentários
 
Lyon chegou ao gol decisivo no início do segundo tempo. Foto: AFP

Lyon chegou ao gol decisivo no início do segundo tempo
Foto: AFP

Eliminado nas oitavas de final das últimas cinco edições da Liga dos Campeões, o Real Madrid novamente tropeçou nesta fase da competição. Nesta terça-feira, o time espanhol perdeu para o Lyon, no Stade Gerland, na França, por 1 a 0, e precisará reverter a vantagem no jogo de volta, no Santiago Bernabéu, se quiser acabar com a "sina".

O único gol da partida foi marcado pelo volante camaronês Jean Makoun. Aos 3min do segundo tempo, ele avançou com liberdade pela intermediária e soltou uma bomba de fora da área, que entrou no ângulo esquerdo do goleiro Iker Casillas. Para a segunda partida, que acontece no dia 10 de março, às 17h45, o Real Madrid não terá o lateral Marcelo e o volante Xabi Alonso, suspensos por acúmulo de cartões amarelos.

Os espanhóis contaram com os astros Kaká e Cristiano Ronaldo desde o início do jogo, mas a dupla teve poucas chances para furar a defesa do Lyon. O atacante Karim Benzema entrou no decorrer da partida para enfrentar seu ex-clube. Pelo lado do time francês, Michel Bastos - convocado para a Seleção como lateral - entrou para jogar no lado esquerdo do ataque, no lugar do argentino César Delgado, que pediu para sair aos 44min do segundo tempo.

Com muita determinação, o Lyon congestionou o meio de campo com cinco homens - Jeremy Toulalan, Makoun e Miralem Pjanic, além dos pontas Sidney Govou e César Delgado, que voltavam para marcar. Com isso, o Real tinha pouco espaço para usar as arrancadas de Kaká e Cristiano Ronaldo.

Logo aos 11min, Govou recebeu cruzamento dentro da área e arrematou de primeira, mas jogou para fora. A partir do susto inicial, os espanhóis controlaram a posse de bola e os donos da casa passaram a errar muitos passes, pouco ameaçando o adversário.

Nos instantes finais da primeira etapa, o Lyon retomou a pressão e quase abriu o placar. Aos 39min, o bósnio Pjanic bateu escanteio e viu a defesa do Real afastar. No entanto, Delgado chutou no rebote e a bola explodiu na trave direita. Pressionado, o Real Madrid se defendeu e foi para o intervalo segurando o 0 a 0.

Embalado pelo bom nível apresentado no primeiro tempo, o Lyon começou a segunda etapa acelerando o seu jogo e marcando a saída de bola do Real Madrid. Desta forma, os franceses conseguiram uma recuperação no meio de campo e abriram o marcador. Makoun dominou a bola na intermediária ofensiva, arrancou e arriscou de longe. A bola pegou um grande efeito e entrou no ângulo de Casillas.

Com 12min, o goleiro espanhol refletiu a tensão dos visitantes dentro de campo. O camisa 1 do Real cobrou tiro de meta nos pés do argentino Lisandro López, que conseguiu chutar a gol, mas sem perigo. Em contrapartida, o time espanhol chegava à frente apenas nas jogadas individuais de Cristiano Ronaldo, que exigiu grande defesa do goleiro Hugo Lloris aos 15min.

Em desvantagem no marcador, o técnico Manuel Pellegrini colocou Benzema em campo e aumentou o poder ofensivo do Real Madrid. No entanto, o ex-jogador do Lyon apresentou-se timidamente e só finalizou uma vez, sem perigo para Lloris, que segurou firme. Melhor para os mandantes, que mantiveram a vantagem para a partida de volta; já o gigante espanhol terá que melhorar muito seu jogo se não quiser cair nas oitavas da Liga dos Campeões pela sexta vez consecutiva.

Com informações de Gazeta Esportiva

Redação Terra
  1. Lyon venceu o Real Madrid por 1 a 0 pelas oitavas de final da Liga dos Campeões

    AFP
    Foto: AFP

  2. O volante camaronês Jean Makoun (esq) fez o gol com uma bomba de fora da área

    Foto: AP

  3. Goleiro Iker Casillas salta, mas não consegue alcançar o chute de Makoun

    AFP
    Foto: AFP

  4. Lyon tem agora a vantagem do empate no jogo de volta, no Santiago Bernabéu

    Foto: AP

  5. Cristiano Ronaldo apostou em jogadas individuais, mas finalizou pouco

    Foto: AP

  6. O goleiro Hugo Lloris conteve as poucas chances criadas pelo Real

    Foto: AP

  7. Muito marcado, Kaká teve atuação bastante apagada

    AFP
    Foto: AFP

/futebol/europeu/2009/foto/0,,00.html