PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Rebaixado e podendo fechar, Portsmouth recorre à vaga na Uefa

12 abr 2010 - 11h27
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Matematicamente rebaixado no Campeonato Inglês e ainda correndo sério risco de ter as portas fechadas devido a sua péssima situação financeira, o torcedor do Portsmouth ainda se agarra em um bom momento para comemorar. Isso porque a equipe está na final da Copa da Inglaterra, que dá vaga à Liga Europa. Pensando nisso, a equipe inglesa recorreu à Uefa, antes da disputa da final, para disputar o torneio continental.

Afundado em dívidas e com sua situação econômica beirando o caos, o Portsmouth sequer tinha comprado a licença na entidade europeia e portanto, poderia disputar uma competição da Uefa na próxima temporada.

Mas o panorama mudou já que o outro finalistad a Copa da Inglaterra, o Chelsea, certamente ficará com uma vaga próxima Liga dos Campeões. Com isso, o Portsmouth estaria virtualmente classificado para a Liga Europa, o que fez a diretoria do clube apelar por uma licença da Uefa.

"Estamos nos aconselhando legalmente. Nós já começamos esse processo e eles terão uma visão de como poderão recorrer na sexta. Nós classificamos para a Liga Europa no campo, e claramente não nos qualificamos nos compromissos financeiros", afirmou o administrador do clube, Andrew Andronikou, disse em entrevista à ESPN.

O dirigente também explicou o motivo de não ter se licenciado junto à entidade europeia, justamente pelo caos financeiros que vive a equipe atualmente. "A razão de termos sido barrados foi porque o clube deveria ter depositado seu balanço financeiro até 31 de maio de 2009, o que não foi feito devido à insolvência do clube, como parte da atual administração", explicou Andronikou.

No entanto, ainda há muitos desentendimentos e incertezas sobre a questão. "Não sei se podemos recorrer da decisão, nem se vamos ganhar ou não, mas tenho a responsabilidade com os 100 mil torcedores do Portsmouth de fazer o melhor que eu posso pelo clube", afirmou o dirigente.

Para Andronikou, a vaga na competição continental pode até ajudar o Portsmouth - que desesperadamente procura um novo dono - financeiramente. "Minha sensação é que temos alguma chance porque estamos resolvendo as dívidas e procurando um novo dono, e devemos sair da concordata em breve", disse o cartola, esperançoso de que a Liga Europa traga mais investidores para o time.

Em mau momento no campo e nas finanças, Portsmouth enfrenta Chelsea pela final da Copa da Inglaterra
Em mau momento no campo e nas finanças, Portsmouth enfrenta Chelsea pela final da Copa da Inglaterra
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade