PUBLICIDADE

Portugal

Porto vence Benfica e adia definição do título em Portugal

2 mai 2010 - 18h16
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

Um empate no clássico diante o Porto, neste domingo, no Estádio do Dragão, e um resultado negativo do Braga diante do Paços Ferreira seriam suficientes para garantir ao Benfica o título do Campeonato Português, após jejum de cinco anos. Mas o que parecia uma festa quase certa se transformou em apreensão, quando a equipe portista, com um a menos, venceu por 3 a 1. Com a vitória do Braga por 1 a 0 sobre o Paços Ferreira, a definição do título vai para a última rodada.

Para erguer a taça, o Benfica, que permanece com 73 pontos, precisa apenas empatar em casa o Rio Ave. Já o Braga, com 70 pontos, torce por uma derrota da equipe lisboeta e precisa vencer o Nacional fora de casa. Nesse caso, as equipes se igualariam em pontos (73), mas o Braga leva vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate. O Porto chega aos 65 pontos e permanece no terceiro posto, mas já não possui chances matemáticas de classificação à próxima Liga dos Campeões.

A obrigação em arrancar um ponto no clássico e a determinação do Porto não deixar os rivais festejarem dentro de sua casa deram o tom da partida, muito brigada desde o início. E o Porto fez valer sua superioridade aos 42min, quando Belluschi cobrou córner na cabeça do capitão Bruno Alves, que subiu sozinho para tocar no canto de Quim, abrindo a contagem.

O Benfica partiu para cima dos anfitriões na segunda etapa, tendo a missão facilitada pela expulsão do lateral Fucile, aos 6min, por simulação de falta. O Porto sentiu o baque e o brasileiro Luisão empatou o placar aos 11min, após dividir bola no miolo de zaga e tocar no canto do goleiro Beto. Com raça, o Porto respondeu dois minutos depois, quando em lance confuso, a bola sobrou limpa para o atacante argentino Farias, que não teve dificuldades para colocar os donos da casa novamente em vantagem.

A desvantagem fez o técnico Jorge Jesus atirar o Benfica ao ataque, colocando os brasileiros Weldon e Allan Kardec em campo. Porém, aproveitando os espaços deixados pelo ímpeto ofensivo do rival, o Porto ampliou a vantagem com um belo gol do meia Belluschi, aos 36min. O argentino fintou dois marcadores no lado esquerdo e mandou uma bomba, sem chances de defesa para Quim, decretando a derrota e adiando a festa benfiquista para a próxima semana.

Porto 3 x 1 Benfica - 29ª rodada:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade