PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Inglês pode utilizar tecnologia para "detectar" gol em 2012

24 nov 2011 - 10h41
(atualizado às 11h03)
Compartilhar

O uso da tecnologia para determinar se uma bola entrou ou não no gol pode começar a vigorar no Campeonato Inglês a partir do ano que vem. Atualmente, nove sistemas estão sendo testados por uma empresa contratada pela Fifa, e um resultado final deve sair em julho de 2012.

"É possível vermos o sistema já na temporada 2012-2013 do Campeonato Inglês. É fácil cometer erros, e todos já vimos exemplos de quando o árbitro e os assistentes não conseguem ver se a bola ultrapassou a linha ou não. Temos que ajudá-los nessa decisão", declarou o secretário-geral da Associação Inglesa de Futebol, Alex Horne, em entrevista à BBC.

Tecnologias utilizadas em outros esportes, como no tênis, estão sendo testadas para poderem ser adaptadas ao futebol. Entre os sistemas concorrentes também há aquele que utiliza um chip na bola que detecta quando ela ultrapassa a linha do gol.

Antes reticente em relação ao uso de tecnologia, a Fifa abrandou sua posição após a Copa do Mundo de 2010, quando um gol do inglês Frank Lampard não foi validado nas oitavas de final contra a Alemanha. Entretanto, a entidade exige quatro critérios para que os novos sistemas sejam aprovados: a tecnologia deve se restringir ao gol, o sistema deve ser seguro e confiável, a confirmação do gol deve ser imediata e apenas a arbitragem deve ser comunicada sobre o resultado.

Os sistemas que seguirem estes critérios passarão para a segunda fase de testes, que será realizada entre março e junho de 2012. Um mês depois, a International Board, órgão que regula as regras do futebol, decidirá se permite o uso da tecnologia em partidas oficiais.

Alex Horne (acima) acredita que sistema pode ser utilizado já na temporada 2012-2013 do Inglês
Alex Horne (acima) acredita que sistema pode ser utilizado já na temporada 2012-2013 do Inglês
Foto: Getty Images
Fonte: Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade