PUBLICIDADE

Espanha

"Pensei que seria mais difícil", diz Guardiola após vencer o Real

11 dez 2011 - 00h45
(atualizado às 03h28)
Compartilhar

O técnico Josep Guardiola temeu pela derrota ao ver Victór Valdés deixar a bola nos pés do Real Madrid e Benzema abrir o placar aos 20s de jogo em um Santiago Bernabéu lotado. Após a virada por 3 a 1 do Barcelona, porém, o comandante do clube catalão se disse surpreso: não esperava que a vitória sobre o arquirrival viesse com tanta tranquilidade.

Guardiola acreditava que o confronto deste sábado seria "mais difícil"
Guardiola acreditava que o confronto deste sábado seria "mais difícil"
Foto: Reuters

"Pensei que ia nos custar mais caro", comentou o treinador, que ainda atacou parte da imprensa madrilena, que colocava o clube merengue como favorito no clássico e previa um triunfo dos donos da casa como certeza de título espanhol aos comandados de José Mourinho, mesmo a 23 rodadas do final do campeonato.

"O Real Madrid se recuperará e seguirá líder se ganhar do Sevilla na próxima rodada. O fato é que há o interesse de se fazer um campeão em novembro, mas jogamos e ainda haverá um campeão", opinou o comandante do Barça, que igualou os 37 pontos do Real na liderança, mas com uma partida a mais.

Na opinião de Guardiola, o que sentenciou mais uma vitória catalã no mais esperado confronto da liga espanhola foi a postura de atacar enquanto era marcado sob pressão no início do jogo. "Minha experiência como treinador me diz que é necessário ser muito valente. Na vida, há que se eleger entre ser valente e muito valente", filosofou.

Diante de tanta superioridade, logo na última partida antes de a delegação viajar ao Japão para participar do Mundial de Clubes, o técnico minimizou a falha de Valdés antes do primeiro minuto do clássico. E ainda defendeu a constante participação do goleiro na intensa troca de passes da equipe - no momento em que errou, o Barcelona tinha acabado de dar a saída de bola.

"O Valdés demonstrou experiência. Ele foi a nossa imagem perfeita, depois do gol não errou em nenhuma troca de passes", defendeu o comandante, avisando que o time seria atacado pelos anfitriões de qualquer forma.

"Nunca vim aqui sem eles criarem ocasiões. Mas teríamos que tentar. E estou encantado com a nossa atuação. Para ganhar aqui, é necessário fazer uma partida muito boa, e hoje fizemos isso", continuou enaltecendo o orgulhoso chefe dos atuais campeões europeus e tricampeões espanhois.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade