PUBLICIDADE

Espanha

Amigo de infância doará parte do fígado a Abidal

17 mar 2012 - 12h45
Compartilhar

A parte do fígado que será transplantado ao lateral-esquerdo Eric Adidal será doada por um amigo de infância do jogador do Barcelona, segundo informa o jornal espanhol ABC. A notícia opõe-se aos rumores em redes sociais de que o francês beneficiara-se com a rapidez em seu processo por ser famoso.

Em meio ao drama de descobrir a sua necessidade de um transplante, Abidal recebeu a grande notícia de que um amigo de infância é compatível para a operação. Com isso, de acordo com a publicação, o jogador obteve também uma aprovação judicial para receber parte do órgão do doador, que irá substituir o seu, que está doente.

O transplante de fígado pode ser feito de forma parcial entre pessoas vivas, por este ser um órgão com grande capacidade regenerativa. Com isso, segundo afirma o ABC, a legislação espanhola permite a doação por parte de um familiar ou pessoa próxima, mediante à avaliação judicial.

Ainda de acordo com o jornal, a fila normal de espera no país - que tem como critério a gravidade do estado de saúde do paciente - só é válida em transplantes oriundos de pessoas falecidas.

"Doação na Espanha é um ato altruísta, aprovado por lei, e exige um juiz para verificar se não há motivação econômica ou nenhuma pressão. Esta etapa é obrigatória e é necessário até mesmo entre pais e filhos", diz o trecho final da reportagem.

Legislação espanhola permite a doação de órgãos por parte de um familiar ou pessoa próxima
Legislação espanhola permite a doação de órgãos por parte de um familiar ou pessoa próxima
Foto: Getty Images
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade