PUBLICIDADE

Liga Europa

Falcao decide, Atlético de Madrid vence final caseira e conquista bi

9 mai 2012 - 17h37
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Diego Garcia
Direto de Bucareste (Romênia)

Herói do título do Porto na última temporada, Falcao Garcia se consagrou novamente da decisão da Liga Europa. Com atuação exuberante, o atacante colombiano marcou dois belos gols e comandou o Atlético de Madrid no título da competição europeia na vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao, nesta quarta-feira, na Arena Nacional, em Bucareste.

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

Falcao abriu o marcador logo aos 6min após "brincar" na frente de Amorebieta, que teve atuação desastrosa na Romênia. Ainda no primeiro tempo, o jogador colombiano ampliou a vantagem colchonera aos 33min, depois de deixar Aurtenetxe no chão. No final da partida, o meia brasileiro Diego também fez um belo gol para sacramentar a conquista madrilena, aos 39min do segundo tempo.

Ao mesmo tempo em que Falcao García e Diego tiveram atuações de gala nesta quarta-feira, o Athletic Bilbao teve atuação decepcionante. Badalados pelo desempenho durante a temporada, Ander Herrera, De Marcos, Muniain e Susaeta passaram despercebidos na Arena Nacional e pouco conseguiram acionar o centroavante Fernando Llorente, responsável por marcar os gols da equipe basca.

É a segunda vez que o Atlético de Madrid vence a Liga Europa. Há dois anos, a equipe colchonera levantou o título da competição após vencer o Fulham por 2 a 1, em Hamburgo, com gol do uruguaio Forlán na prorrogação. Além das duas conquistas, os madrilenos ganharam a Recopa europeia, em 1961/62, e a Supercopa europeia, em 2010.

Depois da Liga Europa, o Atlético pode ter outra conquista no domingo. Os comandados do técnico argentino Diego Simeone vão enfrentar o desesperado Villarreal pela última rodada do Campeonato Espanhol por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Basta o clube vencer fora de casa e o Málaga perder para o virtual rebaixado Sporting Gijón em casa.

Com o vice-campeonato da Liga Europa, o Athletic Bilbao voltou a perder em uma decisão da competição europeia. Na temporada 1976/77, o clube foi derrotado pela Juventus na final da extinta Copa da Uefa. Assim, o clube ampliou o jejum de títulos para 18 anos. As últimas conquistas aconteceram na temporada 183/84, com o título espanhol e da Copa do Rei.

A equipe basca tem mais uma oportunidade de se sagrar campeão nesta temporada. No dia 25 de maio, o Athletic Bilbao disputará a final da Copa do Rei contra o Barcelona, algoz há quatro anos na última decisão em que esteve presente. Curiosamente, a partida acontecerá no Vicente Calderón, no estádio do Atlético de Madrid. Antes, o time se despede do Campeonato Espanhol contra o Levante, domingo, em Valência.

O jogo

O desempenho das equipes na temporada dava a entender que o time basco tomaria ações da partida, mas foi o Atlético de Madrid que começou no ataque e foi premiado logo aos 6min. Diego fez bom passe para Falcao Garcia no lado esquerdo da grande área. O atacante colombiano gingou na frente de Amorebieta cortou para dentro, finalizou com o pé esquerdo cruzado e acertou o ângulo da meta defendida por Iraizoz, que apenas olhou o golaço do rival.

Sonolento, o Athletic Bilbao passou se soltar aos poucos em campo, mas quase sempre sofria com os contra-ataques adversários. A primeira vez que os comandados de Bielsa conseguiram assustar o time adversário aconteceu aos 18min. Ander Herrera lançou pela direita e Llorente desviou a bola, porém, pressionando pelo brasileiro Miranda, o toque com a parte de fora do pé saiu muito desviado. Cinco minutos depois, Muniain arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Courtois a se esticar para espalmar para o lado.

O enredo da partida passou a ser o Athletic tocando bola no ataque em busca de em espaço na defesa do Atlético de Madrid, que apostava nos erros do adversário e nos contra-ataques para ampliar a vantagem. E foi assim que Falcao Garcia se transformou no homem da partida ao ampliar aos 33min. "Vilão" basco, Amorebieta saiu jogando errado e permitiu o roubo de bola da equipe madrilena. Arda Turan invadiu a área pela esquerda e tocou para o meio, mas nas costas do companheiro colombiano, que se virou, dominou, deixou Aurtenetxe no chão e finalizou alto para anotar seu segundo na partida.

Sem apresentar um bom futebol, o time de Marcelo Bielsa sentiu o segundo gol de Falcao Garcia e ficou perto de ir para o vestiário com uma grande desvantagem no marcador. Em lance similar ao do primeiro gol, o centroavante colombiano quase marcou o terceiro, aos 44min. Falcao recebeu passe de Diego - desta vez no lado esquerdo da grande área - passou por Javi Martínez, mas finalizou por cima do gol defendido por Iraizoz. Mesmo assim, a equipe colchonera foi para os vestiários da Arena Nacional, em Bucareste, com dois gols de vantagem no marcador.

Sem muitas alternativas para buscar o título, Marcelo Bielsa colocou o time basco no ataque nos quarenta e cinco minutos finais. O treinador argentino tirou o lateral esquerdo Aurtenetxe e o volante Iturraspe para as entradas do meia Iñigo Pérez e do ponta Ibai Gómez. A alteração pareceu surtir efeito aos 22s. Muniain recebeu passe na direita, avançou e tocou para o meio da área. A bola passou por Courtois, mas Miranda salvou o gol, apesar de quase colocar dentro das próprias redes. Porém, o Atlético voltou a se fechar e dificultou as tentativas do time bilbaíno.

O clube de Bilbao deixou de lado o toque de bola e passou a abusar dos lançamentos para Llorente na área, consagrando a dupla de zaga Miranda e Godín. E quem esteve mais próximo de balançar as redes na etapa final foi o Atlético de Madrid nos contra-ataques. Diego, Gabi e Adrián estiveram muito próximos de anotar o terceiro e decidir de vez a final da Liga Europa em Bucareste. A última aposta de Bielsa foi a saída do desaparecido Ander Herrera para a entrada do voluntarioso Toquero.

O Athletic Bilbao acordou apenas nos vinte minutos finais. Aos 25min, Iraola cruzou da direita e Llorente não conseguiu cabecear firme para o gol. Ibai Gómez aproveitou o rebote, mas finalizou por cima do gol. Dois minutos depois, Ibai aproveitou bobeada da zaga da equipe madrilena e finalizou sem ângulo da esquerda para defesa de Courtois. A bola sobrou para De Marcos, que finalizou por cima do gol. A pressão aumentava e Courtois salvou o primeiro gol da equipe basca ao defender com os pés finalização de Susaeta, aos 34min.

Cada vez mais desesperado, o Athletic abriu espaços e quase que o público em Bucareste viu um gol de placa e o terceiro de Falcao Garcia. Aos 36min, o centroavante colombiano arrancou pela esquerda, fintou dois marcadores, mas acertou a trave direita da meta defendida por Iraizoz, que conseguiu ainda desviar com a ponta dos dedos. E para acabar com a final, Diego recebeu passe, passou por Toquero, fintou Amorebieta e finalizou cruzado para marcar um belo gol, o terceiro do Atlético e garantir a festa na Fuente de Neptuno em Madri.

Ficha técnica

ATLÉTICO DE MADRID 3 X 0 ATHLETIC BILBAO

Gols

ATLÉTICO DE MADRID: Falcao Garcia, aos 6min, e, aos 33min, do 1º tempo; e Diego, aos 34min, do 2º tempo

ATLÉTICO DE MADRID: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luis; Gabi, Mario Suarez e Diego (Koke); Adrián (Sálvio), Arda Turan (Domínguez) e Falcao Garcia

Treinador: Diego Simeone

ATHLETIC BILBAO: Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe (Ibai Gómez); Iturraspe, De Marcos e Ander Herrera (Toquero); Susaeta e Muniain; Toquero

Treinador: Marcelo Bielsa

Cartões amarelos

ATLÉTICO DE MADRID: Falcao Garcia

ATHLETIC BILBAO: Susaeta

Árbitro

Wolfgang Stark (ALE)

Local

Arena Nacional, Bucareste (Romênia)

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Falcao García fez dois belos gols e comandou o segundo título do Atlético de Madrid da Liga Europa
Falcao García fez dois belos gols e comandou o segundo título do Atlético de Madrid da Liga Europa
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade