PUBLICIDADE

Alemanha

Com "medo de morte", Hertha pretende anular jogo da repescagem

16 mai 2012 - 11h38
(atualizado às 11h47)
Compartilhar

A partida que definiu a repescagem do Campeonato Alemão, entre Fortuna Düsseldorf e Hertha Berlin, terminou em confusão e com a torcida local invadindo o campo, na Esprit Arena, em Düsseldorf. Com o resultado de 2 a 2 nesta terça-feira (2 a 1 para o Fortuna, no primeiro jogo), a equipe da capital foi rebaixada para a segunda divisão e saiu de campo reclamando bastante do tumulto.

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

De acordo com a mídia alemã, uma reviravolta no caso pode mesmo acontecer. Segundo a edição online do jornal Die Welt, o "Hertha Berlin já pode aguardar por uma repetição da partida".

O periódico traz a palavra do especialista em direito esportivo, Michael Lehner, que diz "que há boas chances para um possível protesto contra a validade do jogo, que rebaixou o Hertha". Lehner teria dito que "o jogo não teve o princípio de igualdade de oportunidades até o final", tendo "uma interrupção no desenvolvimento do jogo", e, que, assim, "a equipe do Hertha ficou privada de uma chance real de vitória na partida".

O jornal informa ainda que, apesar de o árbitro Wolfgang Stark ter recomeçado a partida após cerca de 20 minutos de paralisação, e efetivamente encerrado o jogo, a partida teria acabado "fora dos aspectos de segurança necessários".

Segundo o Die Welt, a equipe de Berlim teria relatado "medo de morte" após a partida, e o advogado do clube, Christoph Schickhardt, perguntado ao árbitro se este poderia garantir a segurança dos jogadores, recebendo a resposta que "ele (juiz) não poderia fazer isso". Ainda de acordo com o Schickhardt, "a polícia havia dito que a situação estava sob controle". Para o advogado, entretanto, "isso também pode ser avaliada de forma diferente", e que "bastava imaginar se um dos jogadores do Hertha tivesse marcado um gol".

O presidente da Associação de Futebol Alemã (DFB, na sigla em alemão), Wolfgang Niersbach, e o da Liga de Futebol Alemã (DFL), Reinhard Rauball, teriam, em uma declaração conjunta, dito estarem "horrorizados" com a situação. "Com consternação e preocupação", eles teriam comentado também a "rebelião" dos torcedores do Fortuna Düsseldorf, afirmando que "após os ataques, chegamos a um ponto onde novas formas de combater a violência devem ser feitas em jogos de futebol", e que "está claro, mais uma vez, infelizmente, que os conceitos existentes e as medidas por si só não são mais suficientes".

O Hertha Berlin deve, portanto, entregar nesta quinta-feira o seu protesto contra a validade do jogo. Werner Lobo, dirigente do Fortuna Düsseldorf, por outro lado, disse estar "convencido de que não vai acontecer uma virada de mesa", e que a "validade do jogo não pode ser questionada".

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Hertha Berlin pretende anular a partida que definiu o seu rebaixamento para a segunda divisão
Hertha Berlin pretende anular a partida que definiu o seu rebaixamento para a segunda divisão
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade