PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Bayern repete Roma de Falcão e entra no grupo dos maiores vices

19 mai 2012 - 19h17
(atualizado às 21h19)
Compartilhar

O Bayern teve tudo para vencer, ficou à frente faltando sete minutos, conseguiu um pênalti na prorrogação e ficou a duas penalidades de ser campeão, mas foi o Chelsea quem saiu vencedor da Allianz Arena, moderníssimo estádio do time de Munique. A decepção dos torcedores alemães ao verem os ingleses comemorando dentro de sua casa acabou repetindo um fato de quase 30 anos atrás na Liga dos Campeões da Uefa.

Após decisão por pênaltis, Bayern viu sua torcida lamentar em seu próprio estádio
Após decisão por pênaltis, Bayern viu sua torcida lamentar em seu próprio estádio
Foto: AFP

Com o local da final sendo sorteado antes do início do torneio, é raro o fato de uma equipe poder jogar no gramado que mais conhece a decisão da amior competição de clubes da Europa.

Na última vez que isso aconteceu, a Roma, liderada pelo brasileiro Paulo Roberto Falcão, acabou ficando no empate por 1 a 1 em pleno estádio Olímpico e, assim como Robben, Ribéry, Schweinsteiger e companhia, acabou superada nos pênaltis.

Pelos números, porém, parece que se a decisão sair no tempo normal ela fica com os anfitriões. Na primeira vez que o fato ocorreu, o Real Madrid, no longínquo ano de 1957,  os merengues derrotaram a Fiorentina por 2 a 0 e celebraram o bicampeonato no Santiago Bernabéu. Em 65, foi a vez da Internazionale, no San Siro, fazer 1 a 0 sobre o Benfica, com gol do brasileiro Jair.

Para piorar ainda mais a tristeza dos bávaros, o Bayern também entrou no grupo dos clubes que por mais vezes foram vice-campeões. Tricampeão entre 74 e 76 e levantando o quarto título em 2001, os germânicos já foram superados cinco vezes contando com essa (2010, 1999, 1987, 1982 foram as outras).

Apenas os portugueses do Benfica e os italianos da Juventus caíram na decisão em cinco oportunidades. Ambos, porém, só levantaram o troféu duas vezes.

Fonte: Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade