PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Chelsea critica calendário e cita "desespero" por título mundial

11 nov 2012 - 10h54
(atualizado às 10h55)
Compartilhar

Não é só no Brasil que o calendário é alvo de reclamações. O técnico do Chelsea, Roberto Di Matteo, lamentou o fato de a Football Association (FA, a Federação Inglesa de Futebol) negar o pedido de adiamento do jogo contra o Sunderland, pelo Campeonato Inglês, cinco dias antes do Mundial de Clubes, que acontecerá no Japão. Esse fator fará com que o time de Londres tenha apenas três dias para se preparar para a competição.

Técnico do Chelsea, Roberto Di Matteo reclamou contra não adiamento de jogo do Campeonato Inglês
Técnico do Chelsea, Roberto Di Matteo reclamou contra não adiamento de jogo do Campeonato Inglês
Foto: Getty Images

» Pelé, Corinthians e Mazembe; lembre fatos do Mundial de Clubes

» Monte o time ideal do Corinthians para o Mundial

» Conheça o novo Chelsea, maior ameaça ao bi mundial do Corinthians

"Tentamos adiar o jogo para termos melhores chances, mas a FA não concordou. Isso certamente pressionará os jogadores, já que vamos chegar de viagem apenas três dias antes da estreia. Gostaríamos de ir antes (ao Japão) para a adaptação ao fuso horário, já que são nove horas de diferença. Faremos de tudo, mas isso causará um sério risco de lesões", explicou o treinador.

Di Matteo afirmou que a FA deveria pensar nos clubes ingleses, assim como outras organizações priorizam os clubes de seu próprio país. "Pensamos que a FA estivesse interessada em dar a chance de chegarmos melhores para ter sucesso, o que repercutiria positivamente para o futebol inglês. Sempre há um caminho. Estou surpreso, pois vemos outros se esforçando para ajudar", lembrou-se.

Desde 2000, quando a Fifa começou a organizar o Mundial, os grandes clubes europeus se envolvem em uma polêmica: a importância dada à competição, muitas vezes não encarada como uma prioridade, diferentemente do que acontece para os clubes da América do Sul. No entanto, Di Matteo adiantou que o Chelsea irão valorizar o Mundial, o qual já virou "obsessão" em Londres.

"É uma competição que pode não ser tão considerada na Inglaterra, mas se falarmos com sul-americanos, asiáticos e todos os outros envolvidos, veremos que é uma competição importantíssima. Vencer esse campeonato significa o mundo. É um troféu que nos falta na sala e queremos levá-lo para o Stamford Bridge desesperadamente", finalizou o comandante italiano.

O Chelsea estreia no Mundial de Clubes na semifinal do torneio, em 13 de dezembro, no International Stadium de Yokohama. O primeiro rival sairá do confronto entre o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, e o Monterrey, do México. No dia 8 do mesmo mês, o time azul visita o Sunderland, pelo Campeonato Inglês, na data que gerou as reclamações de Di Matteo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade