PUBLICIDADE

Itália

Em 30 meses, Pato machuca coxa, tornozelo e ombro; veja as 15 lesões

23 ago 2012 - 09h54
Compartilhar
Bruno Bonsanti
Direto de São Paulo

O atacante Alexandre Pato sofreu mais uma contusão. Na última quarta-feira, deixou o treino do Milan com dores no músculo adutor da coxa esquerda e está afastado do futebol pela 15ª vez desde 28 de fevereiro de 2010, quando machucou a mesma região, mas na outra perna, pouco depois de marcar dois gols na vitória por 3 a 1 sobre a Atalanta. Nesse período, também teve problemas no tornozelo e no ombro.

» Veja quem tentou contratar Kaká e fracassou

A nova lesão acontece após ele conseguir jogar cerca de 144 minutos em seis partidas pela Seleção Brasileira na Olimpíada de Londres sem nenhum problema e marcar dois gols em amistoso contra a Suécia. A última sequência parecida foi entre o fim do ano passado e o começo de 2012. Ficou fora de apenas um duelo em 12, por causa de uma gripe, e emplacou oito seguidos, mas sentiu a coxa esquerda contra o Novara, em 18 de janeiro.

Nesta vitória por 2 a 1, pela Copa Itália, começou um calvário que encerrou a temporada de Pato. Após 15 dias afastado, voltou contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões, jogou seis minutos e encarou mais dez dias de departamento médico por desgastar o local da última lesão.

Em 25 de fevereiro, disputou o primeiro tempo inteiro contra a Juventus, mas saiu no intervalo, e mais uma vez sentiu a coxa. A recorrente dor, sempre no mesmo lugar, fez o Milan enviá-lo aos Estados Unidos para testes com especialistas. A expectativa era poder contar com o jogador no duelo decisivo da Champions League contra o Barcelona.

Pato entrou em campo no segundo tempo, mas não ficou muito tempo. Substituiu Kevin-Prince Boateng aos 24mins e deu lugar a Maxi López, aos 38, novamente por dores na coxa esquerda. O Milan resolveu não arriscar mais e o preservou até o fim da temporada.

Lesões atrapalham carreira de Pato na Seleção Brasileira

Alexandre Pato causou uma boa impressão em Mano Menezes ao marcar um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, em 2010, partida de estreia do treinador que substituiu Dunga após a Copa do Mundo. Os recorrentes infortúnios físicos, porém, o impedem de ter a total confiança do comandante da Seleção Brasileira.

Ele deixou Mano na mão pelo menos três vezes. Em novembro de 2010, teve um estiramento na coxa esquerda e foi cortado do amistoso contra a Argentina, em Doha, no Catar. Quatro meses depois, torceu o tornozelo e chegou a viajar para Londres, mas não teve condições de enfrentar a Escócia.

Em maio, a lesão foi no ombro direito. Fora dos jogos contra Holanda e Romênia, conseguiu ao menos se recuperar para a disputa da Copa América.

Enquanto Pato tratava suas contusões e tentava descobrir a causa de tantos problemas, viu a ascensão de Leandro Damião, atacante do Internacional, e acabou sendo reserva durante a Olimpíada. Entrou durante as partidas contra Egito, Nova Zelândia, Honduras, Coreia do Sul e México e começou jogando diante da Bielorússia. Marcou um gol na vitória por 3 a 1.

Veja as 15 lesões de Alexandre Pato desde fevereiro de 2010:

28/02/10 - Alexandre Pato marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre a Atalanta, mas sofreu uma lesão muscular na coxa direita.

21/03/10 - Em menos de um mês, voltou contra o Napoli, mas foi substituído aos 14 minutos do primeiro tempo. Mais cerca de 45 dias de estaleiro pelo mesmo problema

06/08/10 - O Milan disputou um amistoso contra o Panathinaikos nos Estados Unidos, mas o brasileiro torceu o tornozelo direito. Lesão leve, que não o impediu de jogar contra os americanos pela Seleção Brasileira, em Nova York.

18/08/10 - O tornozelo direito, torcido novamente, o afastou por cinco dias .

15/09/10 - O Milan venceu o Auxerre por 2 a 0, pela Liga dos Campeões, mas perdeu Alexandre Pato, com dores no músculo adutor da perna esquerda, por duas semanas.

10/11/10 - Estiramento na coxa esquerda durante a vitória por 3 a 1 sobre o Palermo. Foi cortado do amistoso contra a Argentina, em Doha, no Catar.

24/03/11 - Mais uma torção no tornozelo. Chegou a viajar para Londres, mas não teve condições de enfrentar a Escócia. Voltou no segundo dia de abril contra a Inter de Milão.

16/04/11 - Lesionou a coxa direita contra a Sampdoria e saiu aos 40 minutos do primeiro tempo.

22/05/11 - No empate sem gols com a Udinese, Pato machucou o ombro direito e foi cortado dos amistosos contra Holanda e Romênia. Conseguiu recuperar-se para jogar a Copa América.

22/07/11 - Deveria ficar apenas um mês afastado por causa de uma contusão na coxa direita. Ficou dois.

18/01/12 - Pato vinha de oito jogos seguidos e apenas uma ausência em 12 partidas do Milan, mas sentiu a coxa esquerda contra o Novara, pela Copa Itália, e precisou de 15 dias de tratamento.

15/02/12 - Voltou contra o Arsenal, mas desgastou demais o local da última lesão: mais 10 dias de departamento médico.

25/02/12 - Foi titular contra a Juventus, mas acabou substituído no intervalo. A recorrente contusão fez o Milan enviá-lo aos Estados Unidos para descobrir o que está acontecendo.

03/04/12 - Entrou no segundo tempo das quartas de final da Liga dos Campeões para tentar ajudar o Milan contra o Barcelona, mas ficou apenas 14 minutos em campo. Foi seu último jogo na temporada.

22/08/12 - Interrompeu o treinamento em Milanello e foi diagnosticado com uma lesão na coxa esquerda

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Na última quarta-feira, Pato sofreu a 15ª lesão em 30 meses
Na última quarta-feira, Pato sofreu a 15ª lesão em 30 meses
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade