PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Seleção da Alemanha visita campo de extermínio de Auschwitz

1 jun 2012 - 14h11
(atualizado às 16h54)
Compartilhar

Um grupo de jogadores alemães liderados pelo técnico Joachim Löw fez uma peregrinação no antigo campo de concentração de Auschwitz sob forte chuva nesta sexta-feira, prestando uma homenagem às vítimas do Holocausto antes da Eurocopa.

» Apostas, manipulações e subornos: relembre escândalos da Itália

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

Löw, o capitão Philipp Lahm e os jogadores de origem polonesa Miroslav Klose e Lukas Podolski se juntaram a membros da federação de futebol da Alemanha ao adentrarem no campo de concentração passando pelo portão "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta o homem).

Muitos dos 1,5 milhão de prisioneiros, a maioria judeus, que acabaram morrendo no local de extermínio nazista cruzaram o mesmo portão durante a Segunda Guerra Mundial.

Os membros do grupo de futebol não falaram com a imprensa, mas em um recado deixado no livro de visitantes do museu, eles escreveram: "Para o futebol também, Auschwitz representa um tributo silencioso e, acima de tudo, uma obrigação de falar. Para falar sobre essa história infinitamente triste e cheia de ódio e da mensagem que ela envia".

Durante uma visita sem chamar muito atenção, os jogadores e membros da federação, vestindo casacos escuros que combinavam com o clima frio e com suas expressões sombrias, visitaram as ruínas do antigo campo nazista, incluindo a câmara de gás e barracas de madeira que abrigavam os presos.

O grupo, então, passou pelas plataformas ferroviárias utilizadas para descarregar os presos trancados em vagões de gado com destino a uma morte quase certa, e acendeu 22 velas em honra das principais nacionalidades cujos membros morreram lá.

Eles também atravessaram uma parte dedicada às mulheres do campo em Auschwitz II, ou Birkenau, uma maior extensão do local principal adicionada quando o Holocausto nazista estava em pleno andamento.

O museu Auschwitz-Birkenau está localizado no sul da Polônia, que será co-anfitriã da Eurocopa junto com a Ucrânia a partir da próxima sexta-feira. Inglaterra, Holanda e Itália, que vão treinar na vizinha Cracóvia, também pretendem visitar Auschwitz durante seu tempo na Polônia.

Muito do Holocausto foi perpetrado em solo polonês por seus ocupantes nazistas na época da guerra, quase exterminando sua comunidade judaica inteira de cerca de 3,3 milhões de pessoas até 1939. A Polônia tem mantido algumas das instalações de campos de concentração como um lembrete das atrocidades cometidas pelos nazistas em seu território.

Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente polonês, Bronislaw Komorowski, recebeu uma carta do colega dos Estados Unidos, Barack Obama, que expressou pesar sobre o uso da expressão "campo da morte polaco" esta semana, que alguns poloneses entenderam como sugerindo que eles eram parcialmente responsáveis pelos crimes cometidos pelos nazistas.

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Técnico Joachim  Löw prestou sua homenagem aos mortes durante a segunda guerra mundial em Auschwitz
Técnico Joachim Löw prestou sua homenagem aos mortes durante a segunda guerra mundial em Auschwitz
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade