PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Jornal italiano pede desculpas após charge de Balotelli "King Kong"

27 jun 2012 - 13h34
Compartilhar

Um dos principais jornais esportivos da Europa, o italiano La Gazzetta dello Sport emitiu um pedido de desculpas após publicar uma charge na qual o atacante Mario Balotelli aparecia retratado em alusão ao personagem "King Kong". A atitude do periódico é destaque na imprensa inglesa nesta quarta-feira.

» Torcedores agitam nos estádios da Eurocopa; veja fotos

Segundo publica o site da emissora britânica BBC, o comunicado da Gazzetta aponta que o jornal "honestamente pode dizer que não foi um dos melhores produtos do nosso talentoso cartunista". O diário ainda escreve que, "se certos leitores acharam o cartoon ofensivo, pedimos desculpas".

Na charge em questão, feita por Valerio Marini, Balotelli aparece agarrado ao topo do Empire State Building, enquanto que bolas de futebol voam na direção do atacante. Trata-se de uma alusão ao gorila gigante King Kong, personagem fictício que fez sucesso nos cinemas e foi retratado no topo do arranha-céu localizado em Nova York, nos Estados Unidos.

Apesar da retratação, a publicação italiana negou qualquer tipo de racismo relacionada ao trabalho. O jornal informa que "aqueles que acusam a Gazzetta e o pobre Marini de racismo exageram", lembrando que o veículo "lutou contra todas as formas de racismo em todos os estádios e condenou as vaias direcionadas a Balotelli como uma inaceitável forma de incivilidade".

O periódico ainda ressaltou que "nos tempos atuais medidas de prudência e bom gosto são necessárias porque tudo, absolutamente tudo, pode ser mal interpretado".

Mario Barwuah Balotelli, revelado pela Inter de Milão e atualmente no Manchester City, é negro e nasceu em Palermo, filho de imigrantes ganenses que o abandonaram em um hospital. Depois ele seria adotado pela família Balotelli, de Brescia. Antes da competição, o atacante, que foi titular na classificação italiana nas quartas de final da Eurocopa, contra a Inglaterra, disse que iria "matar" um torcedor se este jogasse banana em sua direção no gramado durante a competição europeia.

Pela semifinal do torneio, a Itália encara a Alemanha nesta quinta-feira, a partir das 15h45 (de Brasília), no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia. No outro lado da chave, Espanha e Portugal se enfrentam nesta quarta, no mesmo horário, na Arena Donbass, em Donestsk, na Ucrânia.

Charge polêmica de Balotelli "bombardeado" foi abordada por jornal inglês The Daily Telegraph
Charge polêmica de Balotelli "bombardeado" foi abordada por jornal inglês The Daily Telegraph
Foto: The Daily Telegraph / Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade