PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Fortaleza, Espanha chega a 900 minutos sem gols sofridos em mata-mata

27 jun 2012 - 19h00
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de Varsóvia (Polônia)

O ataque segue como motivo de preocupações, mas a Espanha que volta à decisão da Eurocopa sabe definitivamente que pode contar com sua defesa. Nesta quarta-feira, na Donbass Arena, em Donetsk, os atuais campeões mundiais superaram Portugal por 4 a 2 nos pênaltis e chegaram a uma marca impressionante. O último gol sofrido em mata-mata foi nas oitavas de final da Copa 2006, contra a França. Já são 900 minutos sem que a zaga espanhola seja vazada.

» Torcedores agitam nos estádios da Eurocopa; veja fotos

Nesta quarta-feira, Portugal até que passou próximo de vazar Iker Casillas, o goleiro que esteve presente nos nove jogos da série invicta. Ao todo, foram 14 finalizações dos portugueses, o mesmo número dos espanhóis. A posse de bola teve um equilíbrio raro, de 57% a 43% a favor da equipe de Vicente del Bosque. Em um contragolpe puxado por Raul Meireles, Cristiano Ronaldo teve o gol à disposição, mas o passe do companheiro não foi na medida e sua finalização saiu longe, por cima.

Nas penalidades, Casillas tirou o time do sufoco depois de Xabi Alonso errar a primeira cobrança. Iker cresceu diante de João Moutinho, recolocou os espanhóis em condição de igualdade e viu Bruno Alves acertar o travessão no quarto chute da série. A Espanha avança com o placar de 4 a 2 no desempate, mas ciente de que sua defesa foi vital mais uma vez.

A série invicta passou por uma prorrogração contra a Itália nas quartas de final da Eurocopa 2008, jogo em que Casillas foi decisivo nos pênaltis. Seguiu contra Rússia, nas semifinais, e também diante da Alemanha, na decisão. Na última Copa do Mundo, triunfos sobre Portugal, Paraguai, Alemanha e Holanda - todos eles por 1 a 0. Na Euro 2012, França e Portugal não conseguiram encerrar a série do capitão Iker e dos espanhóis.

A missão ficará para Alemanha ou Itália, que decidem a segunda semifinal da Eurocopa 2012, quinta-feira, no Estádio Nacional de Varsóvia. A decisão fica para domingo, em Kiev, na Ucrânia.

Os nove jogos de mata-mata sem sofrer gol

Euro 2008

Espanha 0 (4) x (2) 0 Itália

Espanha 3 x 0 Rússia

Espanha 1 x 0 Alemanha

Copa 2010

Espanha 1 x 0 Portugal

Espanha 1 x 0 Paraguai

Espanha 1 x 0 Alemanha

Espanha 1 x 0 Holanda

Euro 2012

Espanha 2 x 0 França

Espanha 0 (4) x (2) Portugal

Casillas ainda defendeu um pênalti nesta quarta, na disputa contra Portugal
Casillas ainda defendeu um pênalti nesta quarta, na disputa contra Portugal
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade