|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
O Arsenal precisará redescobrir a consistência que levou o clube a marcar seu lugar na história do futebol se quiser tirar o título do Campeonato Inglês do Chelsea. A missão ficou ainda mais complicada com a venda pouco animadora do capitão Patrick Vieira para a Juventus, deixando o técnico Arsene Wenger com um buraco no meio-de-campo. Campeão invicto em 2004, os problemas do Arsenal na última temporada não foram o começo do campeonato, em agosto, ou o término, em maio ¿ ambos trouxeram sucessos memoráveis ¿ mas sim os oito meses entre eles. O time começou de forma típica, em grande estilo, enterrando o Nottingham Forest e aumentando o recorde de jogos sem derrota de 42 para 49, antes de perder a partida ¿ e a confiança ¿ por 2 x 0 para o Manchester United. Os resultados vêm de uma combinação de fatores que inclui as contusões dos meiocampistas brasileiros Gilberto Silva e Edu, enquanto o lapso sofrido na Copa dos Campeões parece não ter razão aparente. Porém, a temporada terminou em alta quando a equipe de Wenger conquistou a FA Cup em Cardiff, após bater os arqui-rivais do Manchester, nos pênaltis. Agora o Arsenal tem de absorver o melhor que conseguiu na temporada passada, encabeçada pela subida ao time titular do jovem espanhol Francesc Fabregas no meio-de-campo e acrescentar a determinação mostrada em 2003/2004 para ter alguma chance de superar o Chelsea. A primeira tarefa será preencher o vazio no meio, onde Fabregas pode se consolidar como o motor de um dos principais clubes europeus com apenas 18 anos.
Jovem talento
O espanhol mostrou equilíbrio, senso tático e habilidade na distribuição da bola embora tenha sido afastado do time na temporada passada, aos 17 anos, por conta de uma contusão. A não ser que consiga uma brecha na janela de transferências, Fabregas vai formar parceria com Gilberto Silva. O recém-contratado Alexander Hleb, da Bielorússia, e o jovem francês Mathieu Flamini também disputam a posição. O lado direito ficará a cargo do sueco Fredrik Ljungberg ou Hleb, com o francês Robert Pires pela esquerda. No ataque, Wenger aposta suas fichas no competente Thierry Henry como capitão do time, dando a ele uma dose extra de responsabilidade na caminhada do Arsenal. Artilheiro do Campeonato Inglês em três das últimas quatro temporadas, a habilidade de Henry em fazer gols são inigualáveis no futebol inglês. A braçadeira de capitão deve acabar com a tendência do jogador de se ausentar em grandes jogos, especialmente na Copa dos Campeões. Dois atletas com mais a provar têm muito talento, mas lhes falta regularidade, são os jovens Jose Antonio Reyes, da Espanha, e o holandês Robin van Persie. Reyes, que tem um ótimo ritmo de jogo e um chute potente de esquerda, perdeu rendimento após um excelente começo de temporada enquanto Van Persie terminou bem após receber cartão vermelho em fevereiro ¿ embora fatores extra-campo possam ter afetado seu rendimento. O holandês começa a temporada após ter sido preso em Roterdã por suspeita de estupro. Ele negou as acusações.
Defesa No entanto, o setor que mais deve dar dor-de-cabeça ao Arsenal nesta temporada é a defesa, que sempre foi justamente o ponto forte do time londrino.
O Arsenal ainda tem muito potencial a ser explorado e a perda de Vieira será parcialmente resolvida com a permanência do lateral esquerdo Ashley Cole, que renovou seu contrato.
Com a despedida de Highbury, antes da mudança para o novo estádio Emirates Stadium em 2006, com capacidade para 60 mil pessoas, é provável que o time tenha mais sucesso nas copas do que no Campeonato Inglês.
A derrota do último final de semana para o Chelsea em Cardiff mostra isso: embora consiga empolgar em alguns momentos, o Arsenal é hoje o segundo melhor time.
|