> Esportes > Futebol > Europeu  > Futebol Português
ManagerZone
Crie seu próprio time de futebol
Administre uma equipe e desafie seu amigos na Internet!
Leia mais

Futebol Português
Quinta, 18 de agosto de 2005, 14h41  Atualizada às 19h26
Campeonato Português tem início nesta sexta-feira
 
 Últimas de Futebol Português
» Europeus disputam atacante Carlão, ex-Duque de Caxias
» Inadimplente, Estrela da Amadora pode ser rebaixado no Português
» No Benfica, Suazo quer gols contra o Napoli
» Clube português busca goleiro do Inter, diz jornal
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Benfica, atual campeão, Porto e Sporting são novamente os grandes favoritos à conquista do Campeonato Português. A temporada 2005/06 começa nesta sexta-feira, com o Sporting recebendo o Belenenses.

Para tentar o bi, o Benfica conta com o técnico Ronald Koeman, que terá de fazer a torcida esquecer o italiano Giovani Trapattoni, responsável pela devolução do título nacional ao clube após 11 anos. O treinador holandês enfrenta a nova temporada com uma equipe sem grandes estrelas, e que sente falta dos reforços prometidos pelos dirigentes.

Koeman contará com atletas de referência na zaga, como o brasileiro Luisão e o francês Dos Santos, embora tudo indique que não terá o lateral-direito Miguel, envolvido em uma briga com os cartolas para conseguir sua liberação.

O meio de campo é talvez a parte mais deficiente do esquema de Koeman, que já alertou para a falta de um criador no setor. Petit, Beto e Manuel Fernandes integrarão a formação-base do meio.

Nuno Gomes é, por mais uma temporada, o único "centroavante" do Benfica. O angolano Mantorras, que poderia brigar pela vaga com Nuno, ainda não está no melhor de sua forma física devido a um afastamento de quase dois anos dos gramados por motivo de lesão.

Já o rival e atual vice-campeão Porto aposta nas pratas da casa, em uma equipe conduzida pelo holandês Co Adriaanse, que substitui José Couceiro. Adriaanse quer fazer a torcida esquecer o legado de José Mourinho, que há uma temporada conquistou o Campeonato Português e a Liga dos Campeões da Europa para o Porto.

O holandês terá de lidar com as saídas de jogadores importantes - Maniche, Costinha e Seitaridis, entre outros. No entanto, a permanência de veteranos como o goleiro Vítor Baía, 35 anos, e o meia Jorge Costa, 33 anos, está garantida.

O argentino Lucho González, ex-River Plate, é um dos poucos reforços de peso da equipe de Adriaanse, e sobre seus ombros recairá a responsabilidade de comandar o meio-campo, junto a Postiga. O ataque parece ser o setor mais forte, com destaque para o sul-africano McCarthy. O argentino Lisandro López, ex-Racing de Avellaneda, o croata Sokota, ex-Benfica, e o português Quaresma também disputarão vaga no ataque com o africano.

O Sporting é o terceiro favorito à conquista do título português, após a terceira colocação na tabela em 2004/05. Seus dirigentes apostam em José Peseiro por mais uma temporada no comando da equipe, que buscará ainda a Copa da Uefa.

Peseiro não poderá contar com os zagueiros Rui Jorge e Enakarhine e com o meia Hugo Viana, embora o clube tenha mantido o artilheiro brasileiro Liédson, ex-Flamengo e Corinthians.

Rodada de abertura:

  • Sexta-feira
    Sporting x Belenenses

  • Sábado
    Boavista x Vitória de Setúbal
    Acadêmica x Benfica

  • Domingo
    Gil Vicente x Marítimo
    Penafiel x Rio Ave
    Pacos Ferreira x Nacional
    Porto x Estrela da Amadora
    Vitória de Guimarães x Naval

  • Segunda-feira
    União Leiria x Braga
     
  • Lancepress!