PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

"Desconhecidos", brasileiros brilham na Liga dos Campeões

5 nov 2012 - 15h14
(atualizado às 17h36)
Compartilhar

Com 22 gols marcados desde o início do torneio, os jogadores brasileiros são os que mais balançaram as redes nesta edição da Liga dos Campeões da Europa, apesar de muitos serem praticamente desconhecidos do grande público.

» Vote e eleja a mais bela mulher de jogadores do Alemão

Os brasileiros foram responsáveis por 16% dos 138 gols marcados até a terceira rodada da fase de grupos e superam com folga os espanhóis, que anotaram 13, e os portugueses, que fizeram 11.

O Brasil responde por nada menos que 79 jogadores inscritos no torneio, muito mais do que a Alemanha (55), e ficando atrás apenas da Espanha (86) e de Portugal (81).

Mesmo assim, o País não tem uma estrela os grandes favoritos ao título, como foi o caso na última década com Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho ou Kaká, quando ainda defendia o Milan, com o qual foi campeão em 2007 antes de amargar o banco de reservas no Real Madrid.

Com raras exceções, como o jovem meia Oscar, que já marcou três gols pelo atual campeão Chelsea, a maioria dos brasileiros que se destaca na competição jogam em clubes de menor expressão, de Portugal ou do Leste Europeu.

Muitos deles querem usar a Liga dos Campeões para ter a exposição que não conseguem em competições nacionais de pouco apelo midiático. É o caso do meia Willian, ex-Corinthians, que joga no Shakhtar Donetsk, time que tem oito brasileiros inscritos na Champions e impressionou com um excelente início de campanha ao empatar no campo da Juventus (1 a 1), antes de derrotar o Chelsea (2 a 1) na última rodada.

"A Liga dos Campeões motiva muito os jogadores porque tem gente do mundo todo assistindo, o que não é o caso do Campeonato Ucraniano. Sempre que me preparo para um jogo Liga procuro me dedicar mais para fazer uma grande partida", declarou o jogador, que recebeu uma oferta milionária do Chelsea no início da temporada, mas não foi liberado pelo Shakhtar.

De acordo com Frederico Pena, diretor de futebol da Traffic, uma das maiores empresas de marketing esportivo do Brasil, os clubes dos principais campeonatos europeus são mais atingidos pela crise financeira do que os da Rússia e da Ucrânia e têm mostrado mais cautela na hora de contratar brasileiros.

"Muitos clubes de ponta não podem mais se permitir contratar um brasileiro com o risco de não se adaptarem bem ao futebol europeu. Por isso, preferem atletas que já se firmaram por lá. Já os russos e ucranianos têm mais recursos para investir em jovens que vêm diretamente do Brasil", explicou.

Com o bom momento atual da economia brasileira, as grandes promessas, como Neymar por exemplo, têm condições de permanecer por mais tempo no País.Por isso, o técnico Mano Menezes convocou nove jogadores que atuam no Brasil para o amistoso da seleção contra a Colômbia, no dia 14 de novembro, em Nova Jersey - o que era impensável há poucos anos, quando praticamente todos jogavam na Europa.

No entanto, os que atuam em clubes da Ucrânia ou da Rússia pertencem a uma outra categoria de jogadores que têm um bom nível, mas saíram do País porque não puderam ser "mantidos" por times brasileiros devido a seus altos salários.

"No Brasil, os grandes clubes têm dinheiro para pagar as estrelas, mas muitos outros não ganham tanto assim. A maioria dos jogadores que vai para a Ucrânia ou para a Rússia são ótimos, mas não estrelas, e ganham aqui menos de R$ 100 mil. Na Rússia e na Ucrânia, eles podem ganhar muito mais", completa Frederico Pena.Como Willian, estes atletas esperam continuar brilhando na Liga dos Campeões para dar um salto ainda maior em suas carreiras.

Campeonatos europeus ao vivo

O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

Ex-Corinthians, Willian é um dos destaques do Shakhtar
Ex-Corinthians, Willian é um dos destaques do Shakhtar
Foto: EFE
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade