PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Zagueiro são-paulino sai em defesa de Ganso: "não merece as vaias"

31 ago 2012 - 19h25
(atualizado às 23h30)
Compartilhar

Paulo Henrique Ganso interessa ao São Paulo e, por isso, seu nome tem estado em pauta nas conversas do elenco. Como conta o zagueiro Rhodolfo, ao elogiar o possível reforço e defendê-lo do tratamento que vem recebendo da torcida do Santos ultimamente, recebendo vaias e sendo chamado de mercenário.

» Confira como está o mercado da bola no Brasil

"Tem saído comentário sobre ele entre os jogadores. Se o Ganso vier, vai ser muito bom para o grupo. É um jogador de qualidade, de Seleção Brasileira. Mas tem que deixar isso para a diretoria. Temos que ficar focados no nosso trabalho e deixar isso para os dirigentes resolverem. Se chegar, vai ser de suma importância", disse.

"Teve um período em que a torcida estava xingando muito nosso grupo. É complicado jogar dessa forma. Assistimos ao jogo do Santos (contra o Bahia), foi complicado para o Ganso. A gente dá total força porque sabe como é. O Ganso é um excelente profissional, não merece isso que está recebendo, não. Tem que dar muita força para ele para sair dessa", emendou Rhodolfo.

O camisa 4 não é o primeiro são-paulino a comentar sobre o meia, o que gera insatisfação da diretoria do Santos. Na semana passada, pessoas do clube do litoral - o técnico Muricy Ramalho foi um deles - repudiaram declaração de Ney Franco de que disse já ter feito um esboço da eventual escalação com Ganso entre os 11 titulares da equipe tricolor. O treinador tricolor até se desculpou.

Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo, disse nesta sexta-feira que o Santos ficou incomodado com a "poeira" levantada em torno do caso. Apesar das primeiras negativas, o interesse no jogador segue de pé. Com as demais partes (o grupo DIS, que detém 55% dos direitos econômicos, e o próprio atleta), já há acordo.

Enquanto isso, Ganso está entregue ao departamento médico santista. Com cinco jogos disputados até o momento no Campeonato Brasileiro, ele pode disputar apenas mais um se quiser atuar, ainda nesta temporada, por outra equipe na primeira divisão da competição nacional.

De camisa 10 ideal a meia contestado

Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.

A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.

A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.

A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.

No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.

Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino mais provável para Ganso se tornou o São Paulo, que estaria disposto em buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain, e teria até feito uma proposta por parte dos direitos de Paulo Henrique. O meia tem contrato com a equipe praiana até fevereiro de 2015.

Rhodolfo (foto) acredita que Ganso precise de muita força para superar momento difícil
Rhodolfo (foto) acredita que Ganso precise de muita força para superar momento difícil
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade