| EFE |
 Belletti festeja gol do título com Ronaldinho e Deco |
|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
O Barcelona sofreu para confirmar o favoritismo, bater o Arsenal e conquistar o título da Copa dos Campeões. A equipe catalã saiu atrás no marcador, mas conseguiu a virada por 2 a 1. O gol da vitória foi marcado pelo lateral-direito brasileiro Belletti.
Veja fotos da decisão
Com o resultado, o time azul-grená conquistou a principal competição interclubes européia pela segunda vez. O primeiro título havia sido assegurado em 1992, em vitória por 1 a 0 sobre a Sampdoria.
Com um a mais desde o primeiro tempo, os comandados de Frank Rijkaard precisaram de muita insistência para vazar a zaga do Arsenal, que não sofria um gol na competição havia 995 minutos. Campbell abriu a contagem no primeiro tempo, mas Eto'o e Belletti balançaram as redes após o intervalo.
A equipe inglesa começou melhor a partida, mas a sorte pareceu ter mudado de lado aos 18min, quando o goleiro Lehmann fez falta em Eto'o na meia-lua e foi expulso. O meio-campista Pires, então, teve de ser substituído pelo arqueiro reserva Almunia.
Apesar da vantagem numérica, o Barcelona não conseguiu impor imediatamente seu jogo e acabou castigado. Aos 37min, Henry cobrou falta duvidosa na cabeça do zagueiro Sol Campbell, que acertou o canto esquerdo de Valdés e balançou as redes.
Atrás no marcador, o técnico Frank Rijkaard resolveu mandar seu time à frente. Edmílson, Van Bommel e Oleguer deram lugar a Iniesta, Larsson e Belletti. As substituições deram certo, e a equipe catalã conseguiu o suado triunfo, com gols aos 31min e 35min.
O jogo
O Arsenal começou a partida sufocando o Barcelona. Logo aos 2min, Thierry Henry se antecipou ao zagueiro Rafa Márquez e só não abriu o placar porque o goleiro Victor Valdés fez defesa cara-a-cara e colocou para escanteio.
Na seqüência, o francês recebeu o tiro de canto e bateu de fora da área, obrigando mais uma boa intervenção do camisa um espanhol. A resposta veio em chute de Ludovic Giuly, que, mesmo sem ângulo, exigiu atenção de Lehmann.
Passado o susto inicial, o Barcelona equilibrou as ações e passou a apostar na velocidade de seus atacantes. A estratégia deu resultado aos 18min, quando Ronaldinho achou Eto'o na cara do gol. O camaronês driblou o goleiro, foi derrubado, e Giuly apareceu para completar.
O árbitro Terje Hauge preferiu não aplicar a lei da vantagem. Com isso, apitou falta a um palmo da grande área e mostrou o cartão vermelho para Lehmann. Pires, que fazia sua despedida do Arsenal, teve de ser sacado para a entrada do goleiro reserva Almunia.
Ronaldinho bateu a falta para fora, mas o time inglês deu sinais de que havia sentido a expulsão do camisa um. Aos 22min, Eboué aplicou entrada duríssima em Giovanni Van Bronckhorst e só não foi fazer companhia a Lehmann porque o juiz não quis.
Apesar disso, o Barcelona não conseguia aproveitar a vantagem numérica e esbarrava nas duas linhas de quatro marcadores armadas por Arsène Wenger. A equipe londrina, por sua vez, praticamente abdicava do ataque.
Aos 37min, no entanto, Eboué aproveitou o espaço nas costas de Van Bronckhorst, foi à frente e conseguiu uma falta duvidosa. Henry levantou na cabeça do zagueiro Sol Campbell, que acertou o canto direito de Valdés: 1 a 0.
Só a partir daí o time comandado por Frank Rijkaard passou a buscar o gol com mais ímpeto. Aos 46min, Ronaldinho tocou para Eto'o, que girou sobre Campbell e bateu forte. Almunia espalmou e a bola explodiu na balisa direita.
No intervalo, o treinador holandês do Barcelona trocou o volante brasileiro Edmílson por Iniesta. Como não poderia ser diferente, os catalães passaram boa parte do tempo no ataque, mas sofreram com a dura marcação adversária.
Aos 12min, Ronaldinho criou uma boa oportunidade ao limpar Eboué e invadir a área. Ele tentou o centro de perna esquerda, mas o goleiro Almunia se esticou e tocou na bola para evitar o empate.
Além de impedir como podia os avanços dos espanhóis, o Arsenal partia muito bem para o contra-ataque. Liderada pelo sueco Fredrik Ljungberg, a equipe londrina teve chances claras para matar o jogo, mas foi um tanto displicente nas conclusões.
Hleb, Ljungberg e Henry estiveram perto de ampliar antes que o Barcelona chegasse ao empate. Larsson, que havia substituído Van Bommel, recebeu na área e deixou com Eto'o, aos 31min. O camaronês teve tranqüilidade para dominar e tocar na saída de Almunia.
O gol acendeu o time azul-grená, que partiu em busca da virada. Aos 35min, o lateral brasileiro Belletti, que havia entrado no lugar de Oleguer, recebeu de Larsson e bateu cruzado. Almunia não conseguiu a defesa e viu escapar o título europeu.
Arsène Wenger ainda tentou a sorte com o atacante espanhol Reyes, mas o Arsenal não teve forças ou fôlego para reagir. A coroa do futebol europeu pertence ao Barcelona pela segunda vez.
| Ficha Técnica |
| Barcelona |
2 |
x |
1 |
Arsenal |
| Equipes |
Victor Valdés
Oleguer
(Belletti)
Puyol
Rafa Márquez
Van Bronckhorst
Edmílson
(Iniesta)
Van Bommel
(Larsson)
Deco
Giuly
Eto'o
Ronaldinho
Técnico:
Frank Rijkaard |
Lehmann
Eboué
Touré
Campbell
Ashley Cole
Gilberto Silva
Pires
(Almunia)
Hleb
(Reyes)
Fábregas
(Flamini)
Ljungberg
Henry
Técnico:
Arsène Wenger |
|
31min - 2 ° tempo
Eto'o
35min - 2 ° tempo
Belletti
|
37min - 1° tempo
Campbell |
Oleguer
Larsson |
Eboué
Henry |
| Local: Stade de France, em Paris (FRA) |
| Árbitro: Terje Hauje (NOR) |
| Público: 80 mil pagantes |
|