ManagerZone
Crie seu próprio time de futebol
Administre uma equipe e desafie seu amigos na Internet!
Leia mais

Copa da UEFA
Segunda, 27 de março de 2006, 20h26  Atualizada às 20h49
Clássico romeno pela Copa da Uefa preocupa polícia
 
 Últimas de Copa da UEFA
» Times israelenses jogarão em país neutro, diz Uefa
» Dínamo pede mudança de local de jogo contra Jerusalém
» Campeão da Copa da Uefa é recebido com festa
» Após título, Sevilla mira vaga na Copa dos Campeões
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O clássico romeno entre Rapid e Steaua, no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa da Uefa, na quinta-feira, está sendo considerado de alto risco pela polícia de Bucareste, que escalou mais de mil homens para manter a ordem pública e não prejudicar a imagem do país, que tenta entrar na União Européia.

Pela primeira vez, duas equipes romenas vão se enfrentar por uma vaga nas semifinais da Copa da Uefa. O jogo de ida será no estádio Giulesti, do Rapid, com capacidade para 15 mil pessoas. A volta, dia 6 de abril, será no Lia Manoliu, do Steaua, onde cabem 50 mil.

As forças de segurança informaram que vão tomar medidas especiais na quinta-feira. Entre elas, a proibição de levar objetos contundentes, morteiros, foguetes, substâncias irritantes ou bebidas alcoólicas. Também estão proibidas as faixas com conteúdo racista, xenófobo, obsceno ou que incite a violência.

Confira a tabela

Os dois grupos radicais de torcedores, "Legione Granata" (Rapid) e "Armata Ultra" (Steaua), conhecidos pelos incidentes que costumam provocar, ficarão em setores separados no estádio e serão acompanhados pelos policiais desde a entrada.

A Federação Romena de Futebol (FRF) convocou dirigentes dos dois clubes para pedir atenção total. A maior preocupação é evitar qualquer ato de violência e manifestação racista nos dois jogos.

Por trás dos conselhos, existe uma preocupação política. A FRF explicou aos clubes que a atitude das torcidas poderá influenciar a qualificação que será dada à Romênia pela Comissão Européia de Bruxelas, na sua próxima avaliação. E, em última análise, "a entrada do país na União Européia (UE)".

As autoridades querem evitar a repetição de incidentes violentos como os que ocorreram sábado passado, durante o jogo do Dinamo Bucareste contra o Farul Constanza. Na ocasião, torcedores do Dinamo enfrentaram a Polícia. Pelo menos 15 feridos precisaram de atendimento médico, dezenas levaram pauladas e 429 cadeiras foram destruídas.


 

Lancepress!