Copa da Uefa
Quarta, 14 de maio de 2008, 17h37  Atualizada às 19h55
Zenit bate Rangers por 2 a 0 e leva Copa da Uefa
 
AP
Com a vitória, o Zenit se tornou o 2º campeão russo da competição
Com a vitória, o Zenit se tornou o 2º campeão russo da competição
 Últimas de Copa da Uefa
» Zenit paga R$ 2,6 mi para cada jogador por título da Uefa
» Técnico do Rangers admite superioridade do Zenit
» Para Advocaat, Rangers foi mais difícil que Bayern
» Técnico do Rangers exalta boa campanha
Busca
Busque outras notícias no Terra:

O Zenit derrotou o Glasgow Rangers por 2 a 0, nesta quarta-feira, e conquistou o título da Copa da Uefa, decidido no City of Manchester Stadium, na Inglaterra. Surpreendentemente, na segunda fase da competição, os comandados de Dick Advocaat avançaram graças à derrota do Alkmaar para o Everton.

» Veja fotos da final
» ESPN 360: assista ao vídeo
» Torcedores do Rangers provocam confusão em Manchester
» Comente o título do Zenit

Os russos passaram à final após golearem o Bayern de Munique, por 4 a 0, na partida de volta das semifinais. Os representantes da Escócia, por sua vez, desbancaram a Fiorentina na disputa por pênaltis.

Antes de eliminar os alemães, a equipe de São Petersburgo já havia superado também o vice-campeão espanhol Villarreal e o Olympique de Marselha, da França.

Aos 3min, a primeira boa oportunidade russa veio com Arshavin, que chutou cruzado e levou perigo à meta de Alexander. A primeira boa jogada escocesa veio três minutos depois. Darcheville avançou pela direita, fez boa jogada e cruzou para a área. Bem posicionado, Anyukov afastou.

O restante no primeiro tempo não teve lances de perigo, já que a postura do Rangers não permitia que o Zenit pudesse converter sua superioridade na posse de bola em gols. Destaque para o zagueiro espanhol Cuéllar que afastou todas pelo alto.

Aos 46min, o árbitro sueco Peter Frojdfeldt deixou de marcar um pênalti claro a favor dos russos: após cobrança de escanteio, o lateral Broadfoot colocou a mão na bola, mas Frojdfeldt deixou a jogada seguir.

Logo aos 8min do segundo tempo, Darcheville entrou pela direita e chutou cruzado. Malafeev defendeu parcialmente. No rebote, em lance confuso, o capitão Ferguson acertou a trave. Pouco depois, em mais uma boa trama ofensiva, Whittaker finalizou com perigo da entrada da área, mas a bola bateu na defessa adversária antes de sair.

No lance seguinte, aos 19min, o Zenit teve sua grande oportunidade de inaugurar o marcador. Após receber lançamento longo, Arshavin encontrou um desesperado goleiro Alexander, que foi à lateral esquerda tentar bloquear a jogada. O atacante se livrou do arqueiro, colocou com categoria, mas Papac salvou em cima da linha.

Aos 26min da etapa final de jogo, Denisov aproveitou passe de Arshavin na intermediária e tocou no canto esquerdo do goleiro, já caído e sem chances de defesa. Quatro minutos mais e Arshavin acertou a trave adversária e quase ampliou a vantagem.

Restando pouco mais de dez minutos para o final da partida, Hemdani foi sacado para a entrada de McCulloch, sem efeito. O marcador ainda foi alterado no último minuto de jogo, com Zyryanov. O Zenit se tornou o segundo campeão russo da competição - na temporada 2004/2005, o CSKA levou o título ao derrotar o Sporting por 3 a 1.

Com informações da agência Lancepress.
 

Redação Terra