PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Ex-diretor da Fifa pede ajuda para controlar manipulação de jogos

8 fev 2013 - 12h34
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-detetive na Austrália, seu país natal, e também com passagens pela Fifa como diretor de segurança, Chris Eaton falou sobre os problemas que o futebol mundial enfrenta com a manipulação de jogos.

Eaton reclama da falta de diálogo entre as partes interessadas em resolver esse problema e crê que o problema só passará a ser combatido efetivamente quando entidades esportivas e policiais passarem a colaborar entre si para chegar a soluções.

"O problema é que todos jogam a responsabilidade para os outros. Os governos vão tentar responsabilizar as entidades esportivas. As entidades esportivas vão tentar jogar a culpa nas entidades nacionais e as entidades nacionais vão tentar responsabilizar as internacionais. Todo mundo quer evitar esse problema. A verdade é que o melhor a se fazer é uma conferência coletiva com todas as partes interessadas e trabalhar em cima de soluções coletivas para os dois assuntos, a corrupção no futebol e no esporte e o assunto das apostas. São dois assuntos que devem ser tratados juntos. Todo mundo deve sentar em um mesa e buscar soluções internacionais", comentou, ao canal Sportv.

Eaton também alertou para os perigos que o problema da manipulação de resultados representa quando mesclado com o crime organizado:

"A manipulação de resultados é uma coisa triste no futebol e é global. E o mais importante: é cometida pelo crime organizado. Quando você introduz o crime organizado nesta questão, temos um problema sério".

Por fim, o ex-diretor diz não crer que partidas de Copa do Mundo ou Copa das Confederações tenham passado por manipulação. Porém, ele alertou que a prevenção é necessária também nesse tipo de jogo:

"Não há evidências criminais de que já existiu alguma tentativa de manipular jogos de Copa do Mundo ou da Copa das Confederações. Isso não significa que você não tenha que tomar medidas para que isso não aconteça".

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade