PUBLICIDADE

Ex-time de Drogba, Shanghai Shenhua perde título por manipulação

18 fev 2013 - 19h52
(atualizado às 19h56)
Compartilhar

Ex-clube dos atacantes Drogba e Anelka, o chinês Shanghai Shenhua foi um dos protagonistas do escândalo de manipulação de resultados revelado pela Europol. Punido, o time perderá o título do Campeonato Chinês de 2003.

A comprovação de que a equipe foi a principal articuladora do esquema de manipulação de resultados na China não trouxe punições apenas para a galeria de títulos do clube, como também para o futuro: a Associação Chinesa de Futebol multou o Shanghai em 120 mil euros (cerca de R$ 313 mil) e tirou seis pontos da equipe para a próxima temporada.

O clube, porém, não foi o único a ser punido. O Yanbian FC e o Tianjin Teda também sofreram sanções, apesar de menores: o primeiro foi multado no mesmo valor, enquanto o segundo terá que pagar 60 mil euros (cerca de R$ 156 mil) e perder três pontos na próxima temporada.

33 pessoas, entre jogadores e dirigentes, foram condenadas e banidas de forma vitalícia do futebol. Entre eles, quatro atletas já tiveram passagem pela seleção chinesa, com o principal nome sendo o de Xu Hong, ex-defensor da seleção que vinha treinando o Dalian Aerbin.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade