PUBLICIDADE

Favorito, Bayern encara United com cautela na 'Champions'

8 abr 2014 - 15h20
Compartilhar

Mesmo considerado favorito no duelo desta quarta-feira com o Manchester United pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique sabe que não pode menosprezar um adversário com muita tradição na competição.

Os bávaros conseguiram uma leve vantagem na partida de ida, empatando em 1 a 1 em Old Trafford. Com o gol marcado fora de casa, o atual campeão europeu pode se classificar mesmo se ficar no 0 a 0 em Munique.

O Bayern, que garantiu o título da Bundesliga com incríveis sete rodadas de antecedência há duas semanas, mostrou um certo relaxamento.

A equipe comandada pelo técnico espanhol Josep Guardiola não vence há três partidas e perdeu a chance de ser campeão alemão invicto no último sábado ao perder por 1 a 0 o clássico bávaro com o Augsburg. A derrota foi a primeira em 53 partidas na Bundesliga.

O time alemão também terá que superar o péssimo retrospecto recente contra ingleses na Allianz-Arena.

O mais traumatizante foi a derrota nos pênaltis para o Chelsea na final da edição de 2012.

Desde então, foram dois jogos sem vitória diante do Arsenal (derrota por 2 a 0 nas oitavas de final de 2013 e empate em 1 a 1 na mesma altura da competição neste ano), e uma derrota para o Manchester City (3-2) na fase de grupos.

Esses três resultados, porém, não tiveram grandes consequências, já que não impediram o Bayern de avançar de fase. O revés diante do Augsburg também entra nesta categoria, já que o time estava com o título nacional em mãos.

"Foi triste ter perdido para o Augsburg. Há semanas que a nossa meta principal é este confronto contra o United", justificou Guardiola, que escalou um time misto no clássico bávaro.

"Fizemos tudo que era preciso na Bundesliga, até melhor do que eu imaginava. Agora temos que fazer o mesmo na Liga dos Campeões. Temos a qualidade e a paixão necessárias para chegar às semifinais. Tenho certeza que vamos avançar, sou um cara otimista", brincou o treinador.

Guardiola disse esperar um adversário apostando na retranca, apesar do United precisar marcar pelo menos um gol para se classificar.

"Eles jogam muito bem nos contra-ataques, sabem esperar o erro do adversário. Posso estar errado, mas acho que o United vai defender com nove ou dez jogadores perto da área e vai esperar um bola parada para nos castigar", analisou 'Pep'.

Além do meia Thiago Alcântara, lesionado, o Bayern terá outros dois desfalques importantes: Bastian Schweinsteiger, autor do gol bávaro na partida de ida, que está suspenso por ter sido expulso em Old Trafford, e Javi Martínez, por acúmulo de cartões amarelos.

Guardiola poderá contar com vários jogadores descansados, como o capitão Philip Lahm, o zagueiro brasileiro Dante e os meias Franck Ribéry e Arjen Robben, que foram poupados contra o Augsburg.

Já o Manchester United está embalado com a goleada de 4 a 0 que aplicou no Newcastle no último sábado. Foi a quarta vitória seguida fora de casa, sem sofrer um gol sequer naquelas partidas.

O problema é que o espanhol Juan Mata, autor de dois gols em Newcastle, não pode atuar na Champions por ter disputado a fase de grupos da competição com o Chelsea.

O técnico David Moyes colocou em dúvida a participação do astro Wayne Rooney, que sofreu uma lesão no dedo do pé.

Mas Guardiola se prepara para enfrentar o craque inglês. "Estou 100% certo de que ele vai jogar", afirmou o treinador do Bayern. O atacante treinou normalmente com a equipe na manhã desta terça-feira, antes de embarcar para Munique.

"Espero que a nossa equipe possa encarar esta segunda partida com o mesmo espírito, a mesma determinação que a primeira, mas com mais posse de bola e mais influência sobre o jogo", disse David Moyes.

"Tenho certeza que somos capazes de jogar melhor e de conseguir a classificação", completou.

O United tem um retrospecto positivo na Alemanha (5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas), mas nunca venceu nas quatro vezes que jogou em Munique.

Bayern de Munique: Neuer - Rafinha, J. Boateng, Dante, Alaba - Lahm - Robben, Kroos, Götze, Ribéry - Mandzukic.

Manchester United: De Gea - Rafael (ou Jones), Ferdinand, Vidic, Evra - Carrick, Giggs (ou Fellaini) - Valencia, Kagawa, Welbeck - Rooney

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade