PUBLICIDADE

Federação alemã pede indenização a Beckenbauer e Fifa

5 fev 2016 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Alemã de Futebol (DFB) recorreu a um órgão de arbitragem para reivindicar uma indenização à cúpula do comitê organizador da Copa do Mundo de 2006, presidido por Franz Beckenbauer, e à Fifa pelo processo seguido para a concessão do torneio.

O jornal "Süddeutsche Zeitung" e as emissoras regionais de TV "NDR" e "WDR" revelaram hoje o processo, vinculado ao suspeito pagamento de 6,7 milhões de euros que o comitê organizador fez à Fifa antes do Mundial.

Segundo estes veículos, a DFB iniciou o processo judicial, em Hamburgo, devido ao temor de que pudesse prescrever a possibilidade de reivindicar uma indenização milionária.

No ponto de mira, além de Beckenbauer, estão os ex-presidentes da federação Theo Zwanziger e Wolfgang Niersbach, o ex-secretário geral Horst R. Schmidt e o assessor do ex-jogador alemão Fedor Radmann.

No processo, a federação também envolveu a Fifa e o testamenteiro do testamento de Robert Louis Dreyfus, que foi executivo da Adidas.

Quando explodiu o escândalo sobre uma suposta caixa-preta para a compra de votos antes do Mundial, o presidente da DFB explicou que em uma reunião, em 2002, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ofereceu a Beckenbauer uma subvenção milionária. A condição para recebê-la era transferir previamente 10 milhões de francos suíços à Comissão de Finanças da Fifa.

Beckenbauer esteve de acordo em assumir esse pagamento, mas ele por fim foi efetuado pelo então chefe da Adidas, Robert Louis-Dreyfus - que veio a falecer em 2008 -, a quem o dinheiro foi restituído.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade