PUBLICIDADE

Felipão reestreia à frente da seleção contra a Inglaterra em Wembley

5 fev 2013 - 16h04
(atualizado às 16h22)
Compartilhar

A seleção brasileira disputa nesta quarta-feira seu primeiro amistoso do ano contra a Inglaterra, no mítico estádio de Wembley, em partida que inicia o novo ciclo do técnico Luiz Felipe Scolari, de volta à frente da 'canarinha' após a conquista do Penta na Copa do Mundo de 2002.

Este jogo também terá um sabor especial para os britânicos, que comemoram os 150 anos da Federação Inglesa (FA), fundada em 1863.

Felipão, que assumiu a seleção no dia 29 de novembro no lugar de Mano Menezes, convocou jogadores experientes, como meia Ronaldinho, que fez parte da campanha do Penta em 2002, que não havia vestido a camisa verde-amarela desde o início do ano passado.

O treinador trouxe com ele a grande maioria da comissão técnica pentacampeã em 2002 e também conta com o apoio do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, que levou a seleção ao Tetra em 1994.

"Iniciamos um novo projeto para tentar montar um grupo. Pelo pouco tempo que temos, é ótimo ter pessoas deste nível, com uma bagagem muito grande dentro da seleção brasileira e no futebol mundial", elogiou o lateral Daniel Alves.

Este jogo também representa uma nova chance para o goleiro Júlio César, que ficou fora da seleção desde o fracasso na Copa América de 2011 e começou a dar a volta por cima desde que saiu da Inter de Milão para dar um novo fôlego ao Queens Park Rangers, lanterninha do Campeonato Inglês.

Além de Júlio César, o zagueiro David Luiz, o volante Ramires e o meia Oscar também não precisaram viajar para chegar ao local do amistoso, já que atuar em outro clube londrino, o Chelsea.

Felipão, que conhece bem a capital britânica por ter sido técnico dos 'Blues' de 2008 a 2009, também convocou jogadores que nunca haviam sido relacionados por Mano Menezes, Filipe Luiz e Miranda, do Atlético de Madrid e Dante, do Bayern de Munique.

Para sua primeira convocação, Dante deve aproveitar a ausência de Thiago Silva, lesionado começar a partida como titular, formando a dupla de zaga com David Luiz, conforme foi observado durante o treino realizado nesta terça-feira no Hive Football Centre de Londres.

Ao contrário das últimas escalações de Mano Menezes, o Brasil deve voltar a atuar com um centroavante fixo, Luis Fabiano, que também treinou entre os titulares, ao lado do jovem craque Neymar, que deve jogar como segundo atacante.

No lugar de Kaká, convocado por Mano para os últimos amistosos do ano passado e ignorado por Felipão, Ronaldinho deve ser titular ao lado de Oscar com a responsabilidade de armar as jogadas.

Já a dupla de volantes formada por Paulinho e Ramires, um dos pontos altos da era Mano, será mantida por Felipão.

O fato de jogar em Wembley pode ajudar a exorcizar a péssima lembrança da última vez que o Brasil atuou no estádio londrino, quando perdeu por 2 a 1 para o México na final olímpica, em agosto do ano passado.

"Será outra história, outro dia. Não sei qual será o placar, mas espero que o Brasil vai sair com a vitória. O torcedor pode vir ao estádio sem medo porque será um jogo bonito", explicou Neymar, que fez parte da seleção olímpica que ficou com a medalha de prata em Londres, assim como Oscar, Lucas e Hulk.

Já a Inglaterra contará com o talento do atacante Wayne Rooney, que enfrentou vários problemas de lesão desde o início da temporada, mas vem tendo uma boa sequencia com o Manchester United, anotando cinco gols nas cinco últimas partidas.

O técnico Roy Hodgson não poderá contar com Michael Carrick, Jermaine Defoe e Daniel Sturridge, cortados de última hora por ter sofrido lesões.

O lateral Ashley Cole, do Chelsea, jogará sua partida de número 100 com a camisa da seleção inglesa.

Brasil e Inglaterra voltarão a se enfrentar no dia 2 de junho, no jogo que marcará a reinauguração do Maracanã.

"É uma partida que estamos ansiosos para disputar. Enfrentar o Brasil é sempre um momento único. Fazer isso duas vezes em tão pouco tempo é algo excepcional", comemorou Hodgson.

Em 23 jogos contra a Inglaterra, o Brasil ganhou 11, empatou nove e perdeu apenas três.

Antes da partida, marcada para às 17h30 no horário de Brasília, será respeitado um minuto de silêncio em homenagem à vítimas da tragédia de Santa Maria, que deixou 237 mortos e dezenas de feridos após incêndio numa boate.

Inglaterra: Joe Hart; Glen Johnson, Phil Jagielka, Gary Cahill, Ashley Cole; Steven Gerrard, Jack Wilshere; Theo Walcott, Wayne Rooney, Ashley Young; Danny Welbeck. DT: Roy Hodgson.

Brasil: Julio César; Dani Alves, Dante, David Luiz, Adriano; Ramires, Paulinho; Oscar, Ronaldinho, Neymar; Luis Fabiano. T: Luiz Felipe Scolari.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade