PUBLICIDADE

Felipão será novo técnico da seleção, diz fonte

28 nov 2012 - 12h37
(atualizado às 12h57)
Compartilhar

O novo técnico da seleção brasileira será o pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari e o novo coordenador técnico do time será o também campeão do mundo Carlos Alberto Parreira, disse à Reuters nesta quarta-feira uma fonte próxima ao presidente da CBF, José Maria Marin.

Técnico Luiz Felipe Scolari, que segundo uma fonte será o novo treinador da seleção brasileira, em foto de arquivo após encontro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Brasília. 25/09/2012
Técnico Luiz Felipe Scolari, que segundo uma fonte será o novo treinador da seleção brasileira, em foto de arquivo após encontro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Brasília. 25/09/2012
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O dirigente disse nesta quarta que o nome do novo técnico que susbtituirá Mano Menezes à frente da seleção será anunciado oficialmente na quinta-feira. Segundo a CBF, o anúncio será feito em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

Segundo a fonte ouvida por telefone pela Reuters, que pediu anonimato, a informação sobre o novo técnico foi passada por Marin aos integrantes da comitiva do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) em São Paulo.

Felipão levou o Brasil ao pentacampeonato mundial em 2002 na Coreia do Sul e Japão, enquanto Parreira foi o treinador do tetracampeonato, conquistado em 1994 na Copa dos Estados Unidos.

Em sua primeira passagem pela seleção, Felipão assumiu o time das mãos de Émerson Leão a pouco mais de um ano da Copa na Ásia e conseguiu levar o time ao título mundial apesar da baixa expectativa.

O treinador formou a chamada "família Scolari" e apostou na recuperação do atacante Ronaldo, que foi um dos destaques do Brasil na conquista do título após se recuperar de uma operação no joelho.

Aos 64 anos, Felipão voltará à seleção em um momento diferente. Ele deixou o Palmeiras em setembro após uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro que resultou no rebaixamento da equipe para a segunda divisão.

Meses antes, no entanto, o treinador levou o time ao título da Copa do Brasil, reforçando seu currículo vitorioso em torneios eliminatórios, ao estilo da Copa do Mundo.

Ele foi finalista da Euro-2004 com a seleção portuguesa, em casa, e levou Portugal à semifinal da Copa do Mundo de 2006.

"CAPACITAÇÃO E EXPERIÊNCIA"

Marin disse nesta quarta, durante evento do COL em São Paulo, que o anúncio do novo técnico da seleção brasileira foi antecipado de janeiro para quinta, a tempo para o sorteio da tabela da Copa das Confederações de 2013, que acontece no sábado.

"A cobrança será grande na Copa do Mundo e com motivo, e teremos que ter uma resposta", disse o presidente da CBF a repórteres, sem citar o nome do novo treinador.

"Fizemos uma profunda avaliação e precisamos de alguém com capacitação e experiência. Tenho certeza absoluta que os torcedores ficarão felizes com a nossa escolha", acrescentou.

O anúncio de Marin foi feito logo após o pedido de demissão do diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez. A saída do dirigente já era esperada desde a demissão de Mano, na sexta-feira, uma vez que o dirigente admitiu ter sido contra a decisão de dispensar o treinador.

Na segunda-feira, em tom de despedida, Andrés já havia dito que a "tendência" era que Felipão fosse o substituto.

Mano Menezes foi demitido na sexta após comandar a seleção em 40 jogos, com 27 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Ele assumiu a equipe em 2010 após a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, contra a Holanda.

(Reportagem de Andrew Downie, em São Paulo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade