PUBLICIDADE

Ferguson sozinho tem mais títulos do que vários grandes clubes europeus

8 mai 2013 - 15h34
Compartilhar

O período de 27 anos comandando o Manchester United foi tão vencedor, que se Sir Alex Ferguson fosse um clube, seria mais vencedor do que vários gigantes europeus. Na Inglaterra mesmo, só não teria mais títulos que os próprios Red Devils (20) e que o Liverpool (18). Com o Campeonato Inglês desta temporada, igualou os 13 do Arsenal.

Se juntar os outros protagonistas da Inglaterra, Chelsea, Manchester City e Tottenham, estes somam nove títulos ingleses, quatro a menos que Fergie.

Falando em Liga dos Campeões, Ferguson conquistou dois dos três do United. O Liverpool tem cinco, mas destes outros clubes ingleses citados, apenas o Chelsea já levou.

Foram 27 anos comandando o United (Foto: Ben Stansall/AFP)

Indo para outros países, na Itália, por exemplo, ele fica abaixo dos três principais clubes (Juventus, Internazionale e Milan), mas só. Esses combinam uma enorme quantidade de de 65 conquistas. Mas somando Napoli, Fiorentina, Roma, Udinese e Lazio, todas brigando por vagas em competições europeias, dá "míseros" nove Scudettos.

Os maiores vencedores atrás do trio mais poderoso estão em baixa. Torino, com sete, está na Segundona, com a mesma quantidade, o Bologna está na 13ª posição, e o Genoa, com nove, briga para não cair.

Na Espanha, Barcelona e Real Madrid dão um banho em Ferguson. Os catalães têm 21 Ligas, 26 Copas do Rei e quatro Ligas dos Campeões, enquanto os merengues já levaram 32 nacionais, 18 Taças, e nove Champions (é o maior vencedor).

Real é o maior campeão da Espanha (Foto: Curto De La Torre/AFP)

Mas partindo para os outros protagonistas do país, o escocês está acima. O Valencia tem seis Espanhóis, o Atlético de Madrid tem nove, e o Athletic Bilbao conquistou oito.

Entre os clubes alemães, apenas o Bayern de Munique tem mais conquistas nacionais que Alex Ferguson. Os bávaros têm 23 Bundesligas e são os maiores vencedores. Depois deles, está o Nuremberg, com nove, seguido do Borussia Dortmund (8), Schalke (7) e Hamburgo (6).

Bayern comanda o futebol alemão (Foto: Javier Soriano/AFP)

Sir Alex Ferguson (apenas pelo Manchester United): 13 Campeonatos Nacionais, cinco Copas, quatro Copas da Liga, duas Ligas dos Campeões, uma Supercopa da Europa, uma Recopa Europeia, dois Mundiais de Clubes

Manchester United: 20 Campeonatos Nacionais, duas Segundas Divisões, 11 Copas Nacionais, quatro Copas da Liga, três Ligas dos Campeões, uma Recopa Europeia, uma Supercopa Europeia, dois Mundiais de Clubes

Arsenal: 13 Campeonatos Nacionais, 10 Copas Nacionais, duas Copas da Liga, uma Recopa Europeia

Chelsea: Quatro Campeonatos Nacionais, duas Segundas Divisões, sete Copas Nacionais, quatro Copas da Liga, uma Liga dos Campeões, duas Recopas Europeias, uma Supercopa Europeia

Liverpool: 18 Campeonatos Nacionais, quatro Segundas Divisões, sete Copas Nacionais, oito Copas da Liga, cinco Ligas dos Campeões, três Copas da Uefa, três Supercopas da Uefa

Manchester City: Três Campeonatos Nacionais, sete Segundas Divisões, uma Terceira Divisão, cinco Copas Nacionais, duas Copas da Liga, uma Recopa Europeia

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade