PUBLICIDADE

Fifa amplia punições por manipulação de resultados no futebol chinês

25 fev 2013 - 18h37
(atualizado às 19h01)
Compartilhar

A Fifa confirmou nesta segunda-feira a extensão em nível internacional das punições disciplinares impostas a 58 pessoas, todas envolvidas em manipulações de partidas e subornos no futebol chinês, segundo investigações realizadas entre 2010 e 2012.

As investigações sobre as combinações de resultados na década de 90 e 2000, fizeram com que a comissão disciplinar da Associação de Futebol da China (CFA) punissem jogadores e árbitros. Um total de 25 pessoas foram suspensas por cinco anos de quaisquer atividades ligadas ao futebol e outras 33 foram banidas.

A Fifa notificou nesta segunda a ampliação das punições em âmbito internacional, de acordo com os artigos 78 e 136 do Código Disciplinar, após as autoridades judiciais chinesas terem confirmado as primeiras sentenças no último dia 18.

As punições são consequência das investigações e julgamentos realizados pelas autoridades judiciais chinesas entre 2010 e 2012, em colaboração com a CFA, que há um ano criou um grupo para tomar conta do caso.

A Fifa afirmou que continua trabalhando de mãos dadas com as federações na luta contra o arranjo de jogos, com iniciativas como os seminários Fifa/Interpol, a assinatura de uma declaração de integridade por parte de seus árbitros e um e-mail para denúncias de violação ao código de ética.

EFE   
Compartilhar
Publicidade