PUBLICIDADE

Fifa anunciará em maio veredito sobre irregularidades em escolhas das sedes das próximas Copas

19 set 2014 - 16h38
Compartilhar

A Fifa anunciará em maio do próximo ano o veredito sobre as investigações realizadas sobre os processos de escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022, informa nesta sexta-feira o site do jornal "O Globo". A apuração foi levada a cabo pelo presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética da Fifa, Michael Garcia.

Na investigação foram reunidas cerca de 200 mil páginas de evidências e concluiu que os cartolas da Fifa agiram de forma ilegal das escolhas de Rússia e Qatar como sedes dos próximos Mundiais. Os investigadores sugeriram que sejam tomadas medidas contra "certas pessoas". O juiz alemão Hans-Joachim Eckert, presidente da Câmara Decisória do Comitê de Ética da Fifa, encarregado do veredito, confirmou que membros ativos da Fifa e ex-cartolas estão na mira.

Um dos possíveis nomes envolvidos no esquema de irregularidades é o do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O ex-dirigente votou a favor do Qatar, e está entre os suspeitos por conta de suas relações com dirigentes e investidores do país árabe. Teixeira apoiou Mohammed Bin Hamman, ex-presidente da Confederação Asiática de Futebol, para a presidência da Fifa.

Por não fazer mais parte do Comitê Executivo da Fifa, Teixeira se livrou de responder perguntas nas investigações. Se for condenado, o ex-presidente da CBF poderá deixar de ganhar por trabalhos de consultoria à entidade brasileira, além de ter sua aposentadoria suspensa pela Fifa. Ricardo Teixeira encontra-se vivendo nos Estados Unidos.

Outro ex-cartola envolvido no escândalo é Jack Warner. O ex-vice-presidente da Fifa teria recebido dois milhões de dólares (R$ 4,7 milhões) dos responsáveis pela candidatura do Qatar.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade