PUBLICIDADE

Fifa clama por ajuda para desmantelar redes de corrupção no futebol

4 fev 2013 - 17h10
(atualizado às 18h06)
Compartilhar

A Europol colocou o futebol europeu em estado de choque. O anúncio de que uma extensa rede de manipulação de resultados foi descoberta nesta segunda-feira deixou os torcedores apreensivos e obrigou a Fifa a divulgar um comunicado oficial em seu site. A entidade máxima do futebol deu todo o suporte que as autoridades precisam para investigar a corrupção no esporte e clamou por ajuda para solucionar o problema de uma vez.

"A Europol segue uma longa investigação. Eu tenho sou muito claro ao dizer que a manipulação de resultados no futebol é um problema global e não irá desaparecer da noite para o dia. A Fifa e a comunidade do futebol estão empenhadas em combater este problema, mas não conseguiremos sozinhos", declarou o diretor de segurança da entidade, Ralf Mutschke.

A fragilidade da Fifa diante dos novos problemas que surgiram nos bastidores do futebol europeu obrigou o dirigente a pedir ainda mais apoio para deixar o esporte livre de influências externas. "A cooperação entre aurtoridades e organizações desportivas precisa ser fortalecida. É necessário o apoio dos órgãos que aplicam as leis, assim como sanções mais duras. O risco atualmente é baixo e o potencial de ganho para os apostadores é muito elevado", acrescentou Mutschke.

O esquema de manipulação de resultados se tornou público nesta segunda-feira. A Europol convocou uma entrevista coletiva em Haia, na Holanda, e garantiu que já está trabalhando para deter os principais envolvidos nas fraudes. As autoridades investigam jogos de Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Turquia, Eslovênia, Áustria e Hungria, além de partidas da Liga dos Campeões e Eliminatórias para a Copa do Mundo. A polícia europeia também confirmou que 50 pessoas foram presas até o momento e outras 28 estão com mandato de detenção emitido.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade