PUBLICIDADE

Fifa coloca Crimeia no mapa da Rússia. Gafe provoca histeria na Ucrânia

30 out 2014 - 20h17
Compartilhar

Em Moscou, a Fifa cometeu uma gafe no lançamento do logotipo oficial da próxima Copa do Mundo. No vídeo - exibido em noite de gala no Teatro Bolshoi e depois lançado no canal da entidade e no YouTube -, a Crimeia aparece no mapa da Rússia, sede da competição em 2018.

A região, localizada no leste da Ucrânia, foi ocupada militarmente pela Rússia sob o pretexto de proteger os cidadãos de etnia russa que lá habitam.

A Fifa, obviamente, precisou se retratar diante do mundo da bola. A entidade se desculpou e corrigiu o erro, publicando uma nova versão do vídeo. Só que já era tarde. A histeria coletiva já estava consolidada.

E MAIS

HOME: Veja as últimas notícias do futebol internacional

Maradona faz aniversário e ganha presente de grego do L!Net

O jornal Kyiv Post publicou que, além de Coreia do Norte, Síria e Venezuela, a Fifa também reconheceu a anexação da Crimeia.

Um dos porta-vozes da Federação Ucraniana de Futebol pediu uma "investigação para entender o motivo do erro e checar se havia algo de político por trás do vídeo da Fifa".

Markian Lukivsky, conselheiro do Serviço de Segurança do Estado e chefe do comitê organizador da Euro de 2012, realizada na Ucrânia e na Polônia, também se manifestou.

- É preciso avisar toda a mídia internacional, os fazedores de mapa e organizações geodésicas sobre a responsabilidade de tratar o mapa da Rússia com uma parte do território da Ucrânia - avisou.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade