PUBLICIDADE

Fifa divulga lista com melhores gols do ano e abre votação até dezembro

12 nov 2014 - 16h20
(atualizado às 16h45)
Compartilhar

A relação dos gols mais bonitos do ano, divulgada pela Fifa nesta quarta-feira, apresenta-se de forma diversificada. Dos dez lances eleitos, três foram protagonizados durante o Mundial do Brasil, disputado entre junho e julho. Além disso, há gols do Francês, Espanhol, Inglês e Mexicano, além de um tento na MLS, na Liga Irlandesa e na Japonesa. Das diversas opções, apenas três deverão ser escolhidas até o início de dezembro para participarem da votação final e concorrem ao Prêmio Puskas na cerimônia da Bola de Ouro, marcada para 12 de janeiro de 2015.

O australiano Tim Cahill, o colombiano James Rodríguez e o holandês Robin van Persie foram selecionados pelos gols feitos na Copa do Mundo. Cahill acertou um chute impressionante de bate-pronto após lançamento, no jogo contra a Holanda, ainda válido pela fase de grupos. Na primeira fase, ainda, Van Persie marcou um gol antológico de cobertura em Casillas, com um cabeceio de peixinho de fora da área, contribuindo para a goleada holandesa por 5 a 1 sobre a Espanha, que simbolizou a revanche da final do Mundial de 2010, decidido na prorrogação com gol de Iniesta.

Pupilo da seleção colombiana e promessa do meio-campo do Real Madrid, James Rodríguez entrou na relação da Fifa graças a um golaço de fora da área em pleno Maracanã, no jogo diante do Uruguai, válido pelas oitavas de final da competição. O meia dominou a bola no peito e, de primeira, emendou um petardo de esquerda que bateu no travessão antes de estufar as redes do goleiro Muslera.

Outros destaques são o gol de Diego Costa, na época que o atacante ainda defendia o Atlético de Madri, e a acrobacia de Ibrahimovic contra o Bastia, pelo Francês, que resultou em um gol incrível a partir de um cruzamento. O sueco, bem colocado na pequena área, antecipou-se à zaga e com um toque de letra (mais para um "coice") concluiu no ângulo do goleiro.

'Ibracadabra', como é conhecido pela torcida por conta de seus gols acrobáticos, busca defender o título de gol mais bonito pelo segundo ano consecutivo. Em 2013, o centroavante venceu a disputa pelo gol marcado com a camisa da Suécia em amistoso contra a Inglaterra, quando o camisa 10 emendou uma bicicleta da intermediária ofensiva e marcou um gol épico - o primeiro dos quatro que fez sobre os ingleses.

Confira abaixo a lista completa dos gols que concorrem ao Prêmio Puskas da Fifa:

Tim Cahill - Austrália x Holanda, pela Copa do Mundo 2014

Diego Costa - Atlético de Madri x Getafe, pelo Campeonato Espanhol 2013

Marco Fabian - Cruz Azul x Puebla, pelo Torneio Clausura Mexicano 2014

Zlatan Ibrahimovic - Paris Saint-Germain x Bastia, pelo Campeonato Francês 2013

Pajtim Kasami - Crystal Palace x Fulham, pelo Campeonato Inglês 2013

Stephanie Roche - Peamount United x Wexford Youths, pelo Campeonato Irlandês 2013

James Rodríguez - Uruguai x Colômbia, pela Copa do Mundo 2014

Camilo Sanvezzo - Vancouver Whitecaps x Portland Timbers, pela MLS 2013

Hisato Sato - Sanfrecce Hiroshima x Kawasaki Frontale, pela Liga Japonesa 2014

Robin van Persie - Espanha x Holanda, pela Copa do Mundo 2014

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade