PUBLICIDADE

Fifa estuda realizar Copa do Catar entre novembro e dezembro de 2022

24 fev 2015 - 11h41
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo de trabalho da Fifa que elabora o calendário internacional de partidas para o período entre 2018 e 2024 recomendou nesta terça-feira que a Copa do Mundo do Catar seja disputada entre o fim de novembro e dezembro de 2022.

As datas propostas pela comissão, que realizou em Doha sua terceira e última reunião após um processo de seis meses de consultas, serão debatidas no próximo encontro do Comitê Executivo da Fifa, marcado para ocorrer entre 19 e 20 de março em Zurique.

A proposta ainda contempla a redução da duração da Copa do Mundo, que será definida de acordo com o calendário de partidas e o número de sedes que a competição terá.

"Dado que as duas cidades candidatas aos Jogos de Inverno de 2022 - Almaty (Cazaquistão) e Pequim (China) - preveem que o evento seja disputado entre 4 e 20 de fevereiro; que o mês do Ramadã começa em 2 de abril e que as condições constantes de calor prevalecem de maio a setembro no Catar, a única opção efetiva é a janela de novembro-dezembro", afirmou a Fifa em comunicado.

No mesmo documento, a entidade máxima do futebol destacou que "por razões legais, a 22ª edição da Copa do Mundo deve ser jogada dentro do calendário de 2022". E explicou que as datas propostas contam com o respaldo das seis confederações que integram a Fifa.

Apesar disso, representantes de vários campeonatos nacionais, especialmente os disputados na Europa, insistiram que a realização do Mundial no período determinado causaria um impacto grande em suas competições.

O grupo de trabalho da Fifa também prevê que a Copa das Confederações de 2021 seja realizada em um país diferente do Catar mantendo a data tradicional do torneio, entre junho e julho.

Uma outra competição, possivelmente o Mundial de Clubes, seria então usada como evento-teste um ano antes da Copa do Mundo, em novembro-dezembro de 2021.

Segundo a Fifa, tanto no encontro de hoje como nas reuniões prévias do grupo de trabalho comandado pelo presidente da Confederação Asiática de Futebol e membro do Comitê Executivo da Fifa, xeque Salman Bin Ibrahim al-Khalifa, foram estudadas distintas possibilidades de datas "para buscar o menor impacto nos calendários nacionais e internacionais".

Os demais detalhes sobre as mudanças no calendário internacional de 2018 a 2014 não serão decididos até que o Comitê Executivo da Fifa se pronuncie sobre a proposta apresentada hoje. A entidade também estuda mudar o período de disputa das eliminatórias para o Mundial do Catar.

"Estamos muito satisfeitos. Após considerar cuidadosamente a variedade de opiniões e as conversas realizadas com todas as partes, achamos que esta é a melhor solução para o calendário internacional entre 2018 e 2024, e para o futebol em geral", afirmou o presidente do grupo de trabalho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade