PUBLICIDADE

Fifa faz última visita operacional no Maracanã

16 mar 2013 - 15h10
(atualizado às 15h19)
Compartilhar

A visita técnica operacional no Maracanã que foi adiada por causa da forte chuva que caiu sob o Rio de Janeiro na semana passada foi enfim realizada na manhã deste sábado. Mais de 60 técnicos de 19 áreas passaram três horas no estádio na manhã deste sábado.

Tiago Paes, gerente geral de integração operacional do Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL), ressaltou que a visita foi para avaliar o caráter de circulação de torcedores, comissões técnicas, imprensa e convidados no dia do jogo e não sobre o andamento das obras. Na saída, porém, houve um pequeno imprevisto: um dos ônibus que levava a comitiva quebrou, obrigando o deslocamento por táxi.

- Isso não tem problema, temos que lembrar que lá ainda está em obra. Fazemos estas visitas técnicas de operação há dois anos. Se hoje tivesse mais do que 5% de ajustes operacionais para fazer, estaríamos mal. Mas não é o caso, todos os profissionais que foram lá estão observando detalhes pequenos, como ajustes na área para os fotógrafos, por exemplo - disse.

A tribuna onde acontecerá a premiação também terá que passar por uma adequação para já entrar no padrão de Copa do Mundo.

- É coisa simples, terá que ser feita uma escada para que os jogadores possam passar com segurança pelos torcedores - afirmou Paes.

Ron Delmont, diretor do escritório Fifa da Copa do Mundo, afirmou que é prematuro falar em problemas operacionais e que ainda é necessário que o estádio fique pronto para a realização de eventos-testes antes da Copa das Confederações.

- Estamos aqui para termos certeza que todas as áreas, fluxos, mercadorias e serviços funcionem bem no dia do jogo. O Maracanã não será o mesmo estádio que as pessoas conheciam, vai ser um estádio diferente. Então é preciso educar este público e fazermos testes. É difícil dizer que Maracanã está pronto, pois ainda faltam detalhes que precisam ser finalizados antes que a gente possa fazer estes testes.

O estádio receberá dois eventos-testes fechados em abril e maio, antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra no dia 2 de junho. Porém, ainda não foi divulgado quais eventos serão estes. A obra está prevista para ser concluída no dia 27 de abril, doze dias após a antiga data limite da Fifa, que era dia 15.

Na inspeção de hoje da Fifa e do COL foram analisadas as áreas de eventos, serviços ao espectador, finanças, limpeza, competições, operações de imprensa, televisão, protocolo, mídia, tecnologia da informação, credenciamento, segurança, marketing, médica, ingressos, transporte, alimentação, voluntários, logística e hospitalidade. Antes, a comitiva passou por Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade