PUBLICIDADE

Fifa inicia venda de ingressos para Copa no Brasil; tire suas dúvidas

20 ago 2013 - 05h37
(atualizado às 07h51)
Compartilhar

A primeira fase de vendas dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014 tem início às 7h desta terça-feira e vai até o dia 10 de outubro, pelo site da Fifa.

Durante esse período, o torcedor não precisará se preocupar em fazer o pedido dos seus ingressos logo nas primeiras horas. A entidade diz que todas as solicitações serão processadas juntas, não importando a ordem de chegada.

Caso o número de pedidos por jogo seja maior do que o número de ingressos disponíveis, será realizado um sorteio, e os contemplados com as entradas receberão uma confirmação entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro.

Para solicitar o ingresso, o torcedor deverá fornecer seus dados pessoais e os de seus acompanhantes, escolher a partida que deseja assistir e a categoria da localização no estádio (de 1 a 4) ─ não é possível escolher o assento, mas a Fifa garante que os pedidos processados juntos serão alocados lado a lado.

Leia abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns sobre a compra de ingressos para o Mundial.

Quais são os tipos de ingresso para a Copa do Mundo de 2014?

São quatro categorias de ingressos para a Copa do Mundo no Brasil:

Categoria 1: a mais cara, chamada "área nobre". Está localizada na parte central do estádio, com a posição dos assentos variando de acordo com a proximidade do campo. Categoria 2: a segunda mais cara, com assentos localizados entre as arquibancadas centrais e as situadas mais próximas ao gol. Categoria 3: localizada atrás do gol. Categoria 4: a mais barata, disponível apenas para residentes no Brasil. Os assentos estão localizados atrás dos gols, nos setores mais altos do estádio. Há também os camarotes e setores VIP dos estádios, que estão disponíveis para compra no .

Como funcionará a meia-entrada na Copa do Mundo?

Poderão adquirir ingressos de meia-entrada (50% de desconto) as pessoas com 60 anos de idade ou mais até a data da final da Copa do Mundo de 2014, estudantes e beneficiários do programa Bolsa-Família. O desconto vale apenas para ingressos da categoria 4 - reservada somente para quem reside no Brasil.

Somente idosos poderão adquirir ingressos de todas as categorias (1, 2, 3 e 4) com os 50% de desconto garantidos.

Como será feita a comprovação da meia-entrada?

A comprovação da meia-entrada será feita, segundo as orientações da Fifa, tanto na retirada dos ingressos como na entrada do estádio.

Idosos precisarão apenas mostrar o RG ou um documento oficial com foto, enquanto estudantes terão de apresentar uma carteirinha de identificação nacional estudantil.

Beneficiários do Bolsa-Família poderão comprovar o direito à meia-entrada apresentando a carteirinha que comprova a participação no programa social do governo brasileiro.

Quantos ingressos eu posso comprar por jogo? Existem pacotes por seleção?

Cada torcedor poderá comprar, no máximo, quatro ingressos por partida do Mundial de 2014, sendo todos eles da mesma categoria. O solicitante também terá um limite de jogos para os quais poderá adquirir entradas na Copa ─ no máximo, sete por comprador, não sendo permitida a aquisição de ingressos para duas partidas realizadas no mesmo dia.

Há ainda a opção dos pacotes por seleção ou por cidade-sede. No caso do pacote por seleção (TST), o torcedor poderá comprar ingressos para, no mínimo, três (todos os jogos da fase de grupos) e, no máximo, sete partidas (todos até a final).

Se a seleção escolhida for eliminada nas oitavas de final e o ingresso cobrir mais do que quatro jogos, o bilhete passará a valer para as partidas que a equipe que venceu sua seleção disputar, e assim sucessivamente.

O torcedor também poderá adquirir o pacote por cidade-sede (VST), que inclui de quatro a seis jogos disputados em um único estádio. Neste caso, porém, ficam fora do pacote os jogos de abertura, de quartas-de-final, semifinal e final.

Comprei ingresso para um jogo, mas não poderei mais ir. Posso transferi-lo para outra pessoa?

O solicitante dos ingressos para o Mundial não poderá transferir seu próprio ingresso para outra pessoa. Caso queira transferir a entrada de um dos seus convidados para outro que não foi listado na solicitação, isso será possível, desde que justifique a transferência e forneça os dados do novo dono do ingresso.

Somente o comprador principal poderá fazer qualquer solicitação de transferência de ingresso de um convidado.

Não há taxa para a transferência de ingressos, mas, como o objetivo é impedir a atuação de cambistas, a Fifa pode requisitar documentos que justifiquem essa transferência para validar o processo.

A Fifa diz que divulgará no ano que vem um documento com a política de transferência de ingressos, contendo todos os detalhes para o processo.

Posso revender meu ingresso?

Ainda para evitar a atuação de cambistas, a Fifa proíbe qualquer tipo de revenda de ingressos para o Mundial de 2014. A única forma de repassar entradas será pela própria plataforma de revenda oficial criada pela Fifa, que deve ser lançada no ano que vem.

O torcedor poderá revender tanto uma parte como todo o seu pedido, exceto a entrada do comprador principal.

O ingresso devolvido para a revenda só será disponibilizado para comercialização no site da Fifa caso aquela categoria para aquele determinado jogo já esteja esgotada. Não há garantias de que o ingresso devolvido será revendido ─ caso seja, haverá uma taxa de 10% de administração e o restante do dinheiro referente ao pagamento será enviado para o antigo comprador.

Quais serão as formas de pagamento dos ingressos?

Residentes no Brasil poderão pagar os ingressos por meio de cartão de crédito ou por boleto. Não será possível fazer o parcelamento da compra.

Para estrangeiros, as formas de pagamento são cartões de crédito ou transferência bancária internacional (nesse caso, somente para compradores que solicitarem seus ingressos pelo formulário em papel).

* ingressos para portadores de necessidades especiais terão o mesmo preço de entradas para categoria 3 e incluem um ingresso para acompanhante.

Como será a retirada de ingressos?

A partir de abril do ano que vem, a Fifa disponibilizará centros de retiradas dos ingressos para o Mundial nas 12 cidades-sede.

Além disso, a Fifa também dará a opção da entrega em domicílio, pelo correio. Nesse caso, o torcedor deverá solicitar no ato da compra a opção de receber seus ingressos em casa, com o acréscimo de uma taxa de frete - que varia de acordo com o endereço do comprador.

O serviço será oferecido no mundo todo, mas não estará disponível para quem comprar ingressos de meia-entrada, já que, nesse caso, os torcedores terão que comprovar o direito ao desconto na retirada.

Como a Fifa ainda está desenvolvendo um novo sistema de entrega a domicílio, na primeira fase de vendas o torcedor apenas sinalizará o interesse por essa opção. Somente nos próximos meses, quando finalmente souber o valor de frete, o comprador escolherá manter ou não a entrega em domicílio.

Perdi o prazo para me inscrever na primeira fase de vendas. Quando serão as outras fases?

Após o primeiro prazo, as vendas serão reabertas no site da Fifa entre 5 e 28 de novembro, desta vez por ordem de solicitação. Nesse caso, o interessado será informado imediatamente se seu pedido foi ou não processado.

Depois disso, uma nova fase de vendas será aberta de 8 de dezembro a 30 de janeiro, também por sorteio, quando todos os confrontos da primeira fase do Mundial já estarão definidos. Entre 31 de janeiro e 25 de fevereiro, a Fifa enviará um e-mail aos solicitantes confirmando ou não a compra.

Entre 26 de fevereiro e 1º de abril, uma nova venda por ordem de chegada acontecerá pelo site da entidade. Depois disso, restará a venda chamada de "última hora", que vai de 15 de abril até 13 de julho, por meio do próprio site da Fifa ou nos Centros de Venda de Ingressos oficiais, que serão divulgados posteriormente.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade