PUBLICIDADE

Fifa multa seleção argentina por faixa sobre Malvinas em amistoso

25 jul 2014 - 16h35
(atualizado às 16h43)
Compartilhar

A Fifa multou a Associação de Futebol Argentino (AFA) em 30 mil francos suíços, cerca de 74 mil reais, devido à exibição de faixa com dizeres políticos pelos jogadores da seleção em amistoso contra a Eslovênia, no mês de junho.

A AFA foi notificada nesta sexta-feira por violação de dois artigos do Código de Ética da entidade máxima do futebol: o 60, referente à ação política, e o 52, ligado à conduta incorreta de uma equipe.

Em amistoso internacional preparatório para a Copa do Mundo, os atletas da Argentina posaram para os fotógrafos com uma faixa com a seguinte frase: "Las Malvinas son argentinas", que significa "As Malvinas são argentinas", em português.

Assim, a Fifa entende que a Federação tomou partido em um antigo conflito político, disputa que existe desde o século XIX. Em 1882, a Grã-Bretanha venceu a Argentina após guerra de seis meses e passou a dominar o território. A partir daí, o país sul-americano passou a reclamar a soberania das ilhas e desde então a disputa diplomática, apesar de tímida no âmbito oficial, fomenta movimentações de orgulho argentino.

Essa foi a segunda multa que a AFA recebeu da Fifa. Anteriormente, a federação teve de pagar o mesmo valor por não escalar jogadores para entrevistas coletivas antes de partidas deste Mundial.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade