PUBLICIDADE

Fifa ratifica punição de justiça chinesa e bane 58 pessoas do futebol

25 fev 2013 - 09h19
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fifa, comandada por Joseph Blatter (foto), ratifica decisão da Confederação Chinesa de Futebol de punir quase 60 pessoas</p>
Fifa, comandada por Joseph Blatter (foto), ratifica decisão da Confederação Chinesa de Futebol de punir quase 60 pessoas
Foto: Alexander Demianchuk / Reuters

A Fifa confirmou sanções disciplinares a 58 pessoas após investigação de manipulação de resultados e suborno ocorridos no futebol chinês em 2010. As punições envolvem jogadores e dirigentes, sendo que 25 deles receberam suspensão de cinco anos de qualquer atividade relacionada ao futebol, enquanto 33 estão banidos do esporte para o resto da vida.

A punição havia sido dada inicialmente apenas pela Confederação Chinesa de Futebol, mas foi estendida pela Fifa por ter reflexos mundiais. As investigações envolvem casos de manipulação de resultado nos anos 90 e começo dos anos 2000.

A sentença foi dada pela justiça chinesa no dia 18 de fevereiro. Na ocasião, a Confederação Chinesa enfatizou a Fifa à importância do assunto como forma de combater a corrupção no futebol. A entidade máxima do futebol tem enfrentado uma luta constante contra manipulações de resultados, após denúncia feita pela Europol no mês passado.

Uma investigação conjunta da agência europeia anticrime e de promotores de Justiça identificou cerca de 680 partidas suspeitas, incluindo jogos da eliminatória para a Copa do Mundo, campeonatos da Europa e Liga dos Campeões somente no âmbito dos clubes europeus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade