PUBLICIDADE

Flu quer usar a Bienal para aproximar torcedor da história do clube

18 ago 2013 - 12h31
Compartilhar

"Guerreiros lance a lance" será um dos livros lançados pelo Fluminense na Bienal (Reprodução site oficial do Flu)

Quem conhece a história do Fluminense sabe que o clube é marcado pelo pioneirismo. Mais uma vez, o Tricolor vai surpreender. Na próxima Bienal do Livro, que será realizada em 29 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro o Fluminense será o primeiro clube entre os times de futebol a ter um estande na feira e fará diversas ações para aproximar o torcedor com a história, que na concepção do clube, deve ser contada por tricolores e de uma maneira que traga orgulho ao torcedor.

- Nosso objetivo é divulgar, promover e resgatar a história do clube. Uma coisa que a gente sentia antes de trabalhar aqui é que a história do Fluminense não era contada por tricolores. Pensamos muito nisso, contar a história do Fluminense através dos tricolores, de uma maneira que orgulhe o torcedor - disse João Boltshauser, do Flu-Memória (departamento criado no clube para cuidar da história do Flu) ao LANCE!Net.

Uma coisa que poucos torcedores sabem, é que a Feira Nacional do Livro, que pode ser considerada a "mãe" da Bienal, teve sua primeira edição no Salão Nobre das Laranjeiras. Esse foi um dos acontecimentos que motivou a equipe do Flu-Memória a criar o estande na Bienal. Tudo isso foi conseguido com a verba arrecadada no crowdfunding (financiamento coletivo) que o clube fez no ano passado para publicar um livro sobre os 110 anos do Fluminense, além dos royalties gerados pelas vendas do livro. Como conseguiram arrecadar o dobro valor, essa verba que sobrou foi utilizada em outras ações, como o busto de Nelson Rodrigues.

MEDALHA NELSON RODRIGUES

Várias personalidades tricolores serão homenageadas com a medalha Nelson Rodrigues, criada pelo clube ainda com a verba do crowdfunding. Este "mérito cultural" foi lançado no ano passado e o jornalista Pedro Bial foi o primeiro a ser condecorado.

- Esse medalha foi criada ainda na verba do crowdfunding. Nós vamos entregar para algumas personalidades tricolores. Temos alguns nomes importantes que vão receber. Ano passado o Pedro Bial foi o primeiro a receber - disse Heitor D´Allincourt, outro membro do Flu-Memória.

Essas personalidades participarão de um talk-show, além de ex-jogadores e ídolos do clube, atletas do atual elenco também vão participar, além de nomes como Guilherme Fiuza, Thalita Rebouças, Zuenir Ventura, Chacal, Fausto Fawcett e outros intelectuais tricolores. O Flu também abriu o espaço para torcedores que escreveram sobre o clube lançarem seus livros no estande durante a Bienal. Ao todo, 27 livros já estão confirmados e serão apresentados.

- Vamos trazer sempre ex-jogadores. O Assis, por exemplo, vai estar presente. O torcedor vai lançar um livro de 95, então nós vamos levar alguém que participou daquele título - completou Heitor.

NOVO LIVRO E PÚBLICO INFANTIL COMO ALVO

O grande lançamento do Fluminense na Bienal será o livro "Guerreiros lance a lance" que vai reunir 80 capas de jornais de 2009 até 2012, quando o Fluminense se livrou do rebaixamento e conquistou dois campeonatos brasileiros e um carioca. Além disso, o livro contará com textos exclusivos de Fred e Gum e a apresentação escrita pelo presidente Peter Siemsen.

- Mergulhamos numa pesquisa. São mais ou menos 1500 capas desde 2009, dessas, nós selecionamos 80. Terão declarações de atletas, de pessoas que participaram daqueles momentos. Vai ser a capa com uma contextualização ao lado, falando sobre o jogo, o dia - contou Dhaniel Cohen, que é um dos autores do livro ao lado dos colegas de Flu-Memória.

Outra grande aposta é no público infantil. Como a Bienal atrai muitas escolas, o livro "Fluminense para jovens tricolores" será lançado durante o evento. Além disso, um balcão do sócio torcedor será instalado para atrair novos associados. Quem se associar ao tricolor e tiver filho, ganhará um voucher que permite a criança a entrar em campo com os jogadores do clube.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade