2 eventos ao vivo

França cumpre ‘obrigação’ e se isola no topo com empate da Espanha

22 mar 2013
19h05
atualizado às 19h39

Líderes e soberanos no Grupo I das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2014, França e Espanha viveram situações diferentes nesta sexta-feira, data da quinta rodada da fase classificatória para o torneio que será realizado no Brasil. Três dias antes de visitar os espanhois na cidade de Gijón, a França venceu a Geórgia por 3 a 1 e viu os comandados de Vicente Del Bosque, mesmo no estádio El Molinón, apenas empatarem por 1 a 1 com a Finlândia.

A igualdade em Gijón deixou a Espanha com oito pontos, na vice-liderança do Grupo I. Com o resultado positivo, os Bleus se isolam no topo das Eliminatórias, atingindo dez pontos ganhos. Na próxima terça-feira, em território espanhol, os dois líderes da chave se enfrentam na abertura da sexta rodada. Logo atrás, na tabela de classificação, ficam a Geórgia, com quatro pontos, Belarus, com três, e a Finlândia, que empatou com os campeões mundiais, mas avançou a apenas dois pontos somados.

No Stade de France, em Saint-Dennis, a equipe de Didier Deschamps não tomou conhecimento da Geórgia, que vinha de derrota diante de Belarus, mas mantinha esperança em encostar na vice-liderança da chave e manter vivas suas chances de vaga. Sem organização dentro de campo, a França perdeu uma série de oportunidades antes de conseguir abrir o placar aos 46 minutos do primeiro tempo, com Giroud.Criativa, mas ineficiente, a seleção francesa acertou o travessão do goleiro Giorgi Loria logo aos seis minutos, quando Ribéry cortou a marcação pela esquerda e chutou forte, sem chances de defesa para o goleiro da Geórgia. Ainda na pressão, os Bleus desperdiçaram com Benzema, após jogada construída por Valbuena e Giroud, Matuidi, de fora da área, para boa defesa do goleiro geórgio, e Giroud, aos 30 minutos, na melhor chance de toda a partida - após receber passe de Valbuena, o atacante do Arsenal matou no peito, cortou a marcação no giro, mas tentou encobrir Loria e jogou pela linha de fundo.

A Geórgia tratou de reagir na sequência, e quase alcançou o primeiro gol da partida. Após boa defesa de Lloris aos 33, quando Amisulashvili apareceu no meio da defesa francesa e cabeceou em direção ao gol, os visitantes tiveram outra chance já aos 41 minutos. Kobakhidze avançou com a bola dominada, cortou a marcação de Sakho e concluiu no centro do gol, exigindo mais trabalho de Lloris. Sem chances de defesa, o goleiro trabalhou o golpe de vista após cabeceio de Lobzhanidze, no último minuto do tempo regulamentar.

Já nos acréscimos, finalmente, a França estabeleceu sua vantagem. Após cobrança de falta de Valbuena, Giroud subiu mais alto que a defesa da Geórgia e concluiu no canto direito de Loria que, desta vez, nada pôde fazer. Após o gol marcado na reta final do primeiro tempo, o time voltou motivado para a etapa complementar e não teve piedade dos visitantes, aumentando a vantagem com Valbuena, logo no minuto inicial, após boa jogada de Ribéry e batida no ângulo, com precisão, e aos 15, quando Valbuena devolveu o favor e virou o jogo para o camisa sete concluir.Com falha dupla da defesa francesa, aos 25 minutos do segundo tempo, a Geórgia conseguiu diminuir a desvantagem: após cruzamento de Lobzhandize do lado direito, Sakho não conseguiu o desvio com precisão e a sobra ficou nos pés de Kobakhidze, que se aproveitou da precipitação de Lloris para anotar o de honra dos visitantes.

Espanha vacila e só empata com a Finlândia - Mesmo jogando diante de seu torcedor, na cidade de Gijón, a Espanha não conseguiu vencer a modesta seleção da Finlândia, que havia somado apenas um ponto nas primeiras quatro rodadas. Com time completo e ataque formado por David Silva, Iniesta e Villa, os donos da casa inauguraram o placar apenas aos quatro minutos do segundo tempo, com Sérgio Ramos.

Motivada diante de um adversário que desperdiçou ao menos três boas chances de aumentar sua vantagem, a Finlândia tratou de igualar e se segurar. Aos 32 minutos da etapa complementar, Pukki arrancou do lado esquerdo do ataque e anotou o gol que garantiu a igualdade no placar, superando Valdés.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade