PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Futebol foi resistente ao uso da tecnologia durante os 150 anos de existência

26 out 2013 - 11h17
Compartilhar

Desde que um grupo de apaixonados por futebol decidiu colocar no papel as regras que definem a modalidade, pouco mudou

no que tange aos princípios básicos do velho esporte bretão. No entanto, apesar da relutância da Fifa e da International Board, os avanços tecnológicos ajudaram na evolução do jogo nesses 150 anos.

No que diz respeito às regras, a principal mudança foi referente ao impedimento. Inicialmente, não era permitido passar a bola para a frente, assim como no rúgbi. Posteriormente, foi estabelecido um número mínimo de jogadores entre o receptor do passe e o gol, até chegar aos atuais dois defensores, o que aumentou a ofensividade do jogo.

Ao longo dos anos também foram criados o pênalti, as substituições e os cartões amarelos e vermelhos, além da figura do árbitro e seus assistentes dentro e fora de campo. Algumas mudanças também foram implementadas em relação ao goleiro. O arqueiro passou a vestir uniforme diferente dos companheiros, deixou de poder pegar a bola com as mãos fora da área ou até mesmo quando ela é recuada por um companheiro com os pés.

As 17 regras do futebol:

1 - O campo de jogo

2 - A bola

3 - O número de jogadores

4 - O equipamento dos jogadores

5 - O árbitro

6 - Os árbitros assistentes

7 - A duração da partida

8 - O início e reinício do jogo

9 - A bola em jogo ou fora de jogo

10 - O gol marcado

11 - O impedimento

12 - Faltas e conduta antiesportiva

13 - Os tiros livres

14 - O pênalti

15 - O arremesso lateral

16 - O tiro de meta

17 - O escanteio

Tecnologia

No que tange ao uso de tecnologia, porém, o futebol segue resistente e não acompanhou a evolução dos últimos 150 anos. O desenvolvimento mais notável foi no material esportivo, com equipamentos modernos, que aumentaram a produtividade em campo. Houve avanços também no preparo físico e na medicina, ajudando na recuperação de lesões, com cirurgias, agora simples, de reconstrução de ligamentos e tendões.

Apesar da resistência da Fifa e da International Board, o futebol finalmente se rendeu à tecnologia com a “goal-line technology”, e, pela primeira vez, os árbitros têm o auxílio de elementos externos para tomar suas decisões em campo.

Evolução em campo

Primórdios

O futebol começou com apenas 14 regras, sendo a principal delas o impedimento. Jogadores não podiam ser substituídos durante a partida e tampouco havia árbitros.

Tradicional

Os uniformes mudaram, o goleiro teve seu trabalho dificultado e jogadores passaram a ser punidos com cartões, mas a essência do jogo continua a mesma.

Avanços

Material esportivo

Uniformes e chuteiras ficaram mais leves e confortáveis, melhorando o rendimento dos jogadores. A bola também deixou de ser uma bexiga animal inflada para ser feita com couro e, posteriormente, material sintético, aumentando sua velocidade e influenciando em sua trajetória.

Medicina

O avanço da medicina resultou em cirurgias avançadas e recuperação de lesões, prolongando a carreira dos jogadores.

Tecnologia

Com o aumento exponencial da quantidade de câmeras em campo, transmitindo as partidas com riqueza de detalhes, os erros de arbitragem se tornaram cada vez mais perceptivos. Este ano a Fifa finalmente cedeu à pressão e aprovou o uso da tecnologia, mas apenas na linha do gol, para definir se a bola entrou ou não na rede. Em 2014, o Brasil sediará a primeira Copa do Mundo com tecnologia na linha do gol, abolindo os “gols fantasmas”.

E MAIS:

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade