1 evento ao vivo

Gabão surpreende e vence Camarões na Copa Africana

13 jan 2010
16h01
atualizado às 17h53

O jejum de seleções classificadas para o Mundial da África do Sul na disputa da Copa Africana de Nações continua depois de outro resultado surpreendente nesta quarta-feira. Da mesma forma como Nigéria, Argélia e Costa do Marfim, Camarões tropeçou na estreia da competição, disputada na Angola. Atuando em Lubango, a equipe de Samuel Eto'o foi derrotada por 1 a 0 por Gabão,em jogo válido pelo Grupo D.

O grande destaque da partida foi o goleiro Ovono, que garantiu a vitória gabonense no segundo tempo com excelentes defesas, especialmente nos chutes de longa distância, principal arma utilizada pelos rivais. Camarões, por sua vez, pressionou sem eficiência, muito por conta da fraca atuação de seu principal jogador: o atacante Samuel Eto'o, que atua pela Inter de Milão.

Seleção de grande tradição no futebol africano, Camarões começou o jogo tentando mostrar seu poderio ofensivo. Aos 8min, Emana passou entre dois marcadores e bateu forte da entrada da área, mas o goleiro Ovono evitou o gol desviando levemente - a bola explodiu na trave esquerda. Aos 17min, a equipe vacilou e acabou pagando caro.

O meia Meye dividiu na entrada da área, o setor defensivo de Camarões parou e Cousin só precisou escolher o canto para definir na saída do goleiro, abrindo o placar para a seleção de Gabão.

Dois minutos depois, Ovono salvou Gabão mais uma vez com grande defesa, quando o camaronês Webo bateu forte de esquerda.

Em busca da reação, Camarões dominou as ações, mas não conseguiu criar reais chances - Samuel Eto'o permaneceu sumido boa parte do tempo, isolado pela marcação e sem receber passes de qualidade de seus companheiros. De volta para o segundo tempo, os camaroneses continuaram levando perigo com chutes de longa distância - Emana assustou os gabonenses aos 9min.

O goleiro Ovono reforçou seu posto de destaque de Gabão ao longo do segundo tempo. Defendeu boa cabeçada de Webo e grande chute de Emana, após escanteio. Aos 32min, deu um "golpe de vista" na finalização de Idrissou, que passou muito próxima da trave esquerda. Espalmou forte cobrança de falta feita por Geremi aos 43min, garantindo o resultado.

Nos acréscimos, Aubameyang ainda acertou o travessão de Camarões em cobrança de falta de muito longe.

Gabão comemora a surpreendente vitória sobre Camarões
Gabão comemora a surpreendente vitória sobre Camarões
Foto: AFP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade