PUBLICIDADE

Galatasaray bate Schalke na Alemanha e avança às quartas da 'Champions'

12 mar 2013 - 20h04
(atualizado às 20h09)
Compartilhar

O Galatasaray garantiu sua vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões ao conseguir uma grande vitória por 3 a 2 no campo do Schalke 04, nesta terça-feira, após ter empatado em 1 a 1 na Turquia.

O clube turco não chegava à esta altura da competição desde 2001.

Além de decidir a vaga em casa, os alemães tinham a vantagem de poder empatar sem gols para se classificar, mas acabaram sendo surpreendidos.

O brasileiro Michel Bastos, contratado pelo Schalke em janeiro, deixou sua marca, mas não foi suficiente para evitar a eliminação da sua nova equipe.

O Galatasaray iniciou a partida com outro jogador que disputou a Copa do Mundo de 2010 com a seleção brasileira, o volante Felipe Melo.

O holandês Wesley Sneijder, carrasco dos comandados de Dunga na África do Sul, também foi escalado como titular, assim como o marfinense Didier Drogba, outro reforço de peso da última janela de transferências.

Mesmo jogando fora de casa, o Galatasaray contou com o apoio da sua torcida, já que Gelsenkirchen tem uma grande comunidade turca.

Por ironia do destino, um dos gols dos visitantes veio justamente dos pés de um jogador nascido na cidade, Hamit Altintop, que vestiu a camisa do Schalke durante quatro temporadas (de 2003 a 2007).

O meia marcou um golaço de fora da área aos 37 minutos do primeiro tempo, deixando o placar empatado em 1 a 1 após Neustädter abrir o placar para os alemães aos 17 minutos de jogo.

"Mostramos que merecemos estar nas quartas de final. Reagimos bem depois de ter tomado o primeiro gol. Aprendi a jogar futebol aqui, foi aqui que iniciei a minha carreira e uma parte do meu coração ainda está no Schalke. Espero que os torcedores vão me perdoar por ter comemorado", se emocionou o jogador.

Além de ser uma pintura, este gol teve um sabor ainda mais especial para Altintop, que balançou as redes pela primeira vez com a camisa do Galatasaray, que o contratou no ano passado junto ao Real Madrid.

O time turco virou o marcador cinco minutos depois com um gol de Burak Yilmaz, que se igualou ao português Cristiano Ronaldo na artilharia por ter balançado as redes oito vezes desde o início da competição.

Com o placar em 2 a 1, os alemães precisavam marcar dois gols para se classificar.

"Terminamos muito mal o primeiro tempo e pagamos muito caro por isso. Quando voltamos ao vestiário no intervalo, falamos uns aos outros que teríamos que partir para cima no segundo tempo para fazer dois gols e foi o que aconteceu. Só faltou o goleiro no ataque", declarou Michel Bastos no depois da partida.

O brasileiro empatou aos 18 da etapa final ao empurrar a bola para as redes após receber um bom cruzamento rasteiro do japonês Uchida.

O Schalke dominou de forma arrasadora nos minutos finais, mas não caprichou na pontaria e foi castigado nos acréscimos, quando Bulut fez 3 a 2 para os turcos poucos minutos depois de entrar em campo no lugar de Burak.

Bulut quase perdeu seu duelo cara a cara com o goleiro Hildebrand, que fez uma grande defesa, mas não conseguiu segurar a bola e o atacante não perdoou.

O Galatasaray, que conhecerá seu adversário das quartas na sexta-feira no sorteio realizado em Nyon, na Suíça, deve ser o adversário dos sonhos de todas as equipes, mas já mostrou que precisa ser levado à sério.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade