0

Galês, Swansea faz história e conquista o título da Copa da Liga Inglesa

24 fev 2013
15h40
atualizado às 15h44

O Swansea fez história neste domingo ao conquistar a Copa da Liga Inglesa, feito inédito para uma equipe do País de Gales, ao vencer o Bradford, por 5 a 0, na maior goleada aplicada em uma final na história da competição, que garante ao campeão, vaga na próxima edição da Liga Europa.

Um dos nomes mais destacados da decisão realizada no Estádio de Wembley foi o meia inglês Nathan Dyer, que balançou as redes duas vezes e ainda sofreu um pênalti, convertido pela equipe galesa, que disputa as competições do futebol inglês desde 1921, quando ainda se chamava Swansea Town.

O lance da falta dentro da área do Bradford, ainda gerou uma das cenas mais curiosas do jogo. Aos 12 minutos do segundo tempo, com o placar marcando 3 a 0, Dyer, que recebeu falta cometida pelo goleiro Matt Duke, que foi expulso, bateu boca com Jonathan de Guzmán, para cobrar a penalidade. O holandês venceu a disputa e marcou o quarto de sua equipe.

De Guzmán ainda anotaria o quinto, nos acréscimos do duelo. Além do volante holandês e do meia inglês, o atacante espanhol Michu, grande nome do Swansea na temporada, balançou as redes aos 40 minutos do primeiro tempo, fazendo o terceiro gol do time galês.

Até então, a maior goleada aplicada na final da competição pertencia ao Manchester United. Na temporada 2005/2006, os 'Diabos Vermelhos' golearam o Wigan, por 4 a 0, com dois gols de Rooney, um de Saha e outro de Cristiano Ronaldo.

Essa foi a segunda vez que um time galês disputou a Copa da Liga Inglesa. O primeiro foi o Cardiff, que na temporada passada caiu na decisão diante do Liverpool, nos pênaltis. A presença na final também era inédita para o Bradford, clube que ocupa a 11ª colocação na quarta divisão inglesa.

O próprio Cardiff, era o único time não-inglês a levantar um troféu de copa no país. Em 1927, a equipe conquistou o título da Copa da Inglaterra, ao vencer o Arsenal.

O Swansea estreou na atual edição da Copa da Liga na segunda fase, vencendo o Barnsley, por 3 a 1. Na fase seguinte, bateu o Crawley Town, da terceira divisão, por 3 a 2, fora de casa. Nas oitavas, a vaga veio com mais um 3 a 1, dessa vez sobre o Liverpool, em pleno Anfield Road.

Nas quartas de final, a vaga veio com uma vitória simples sobre o Middlesbrough. Na sequência, veio a semifinal, única fase disputada em dois jogos, contra o Chelsea. Na ida, vitória por 2 a 0, em pleno Stamford Bridge, e empate sem gols, em casa, credenciaram o time galês a disputar a final.

EFE   
publicidade