PUBLICIDADE

Governador de MG exalta protestos, mas pede cuidado com Mineirão

21 jun 2013 - 20h32
Compartilhar

Preocupado com a organização da partida entre Japão e México, válida pela última rodada do grupo A da Copa das Confederações, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia fez um alerta aos manifestantes de Belo Horizonte. Apesar de elogiar os protestos, o político avisou que a polícia fará de tudo para manter a tranquilidade nos arredores do Mineirão.

Anastasia garante que está em contato direto com os oficiais da Polícia Militar e com representantes do Governo Federal para administrar a série de manifestações. A intenção da autoridade é evitar novos conflitos entre cidadãos e soldados, além da depredação de bens públicos e privados.

Além do governador, a Polícia Militar mineira também emitiu comunicado nesta sexta-feira para tentar acalmar os ânimos em mais um dia de jogo na Copa das Confederações. Um mapa do esquema de segurança foi divulgado e pedidos de colaboração para que vândalos sejam identificados também foram feitos pela PM.Confira o pronunciamento do governador de MG, Antonio Anastasia:

Eu gostaria de fazer aqui, um breve pronunciamento e dizer que, na realidade, amanhã, em Belo Horizonte, está prevista uma grande manifestação. Uma manifestação pacífica, certamente, uma manifestação que pode ser histórica e que vai receber toda a proteção do Estado e do poder público para sua realização.

Felizmente, nos últimos dois dias, nós acompanhamos não só em Belo Horizonte, mas também em Minas Gerais, a realização de manifestações que têm sido pacíficas no nosso Estado. Eventuais excessos de desrespeito ao patrimônio têm sido coibidos pela Polícia, mas, felizmente, nas últimas 48 horas, nós estamos com manifestações que têm sido pacíficas, o que é muito positivo, porque as pessoas podem exprimir as suas reivindicações, seu eventual descontentamento, mas dentro de um clima de harmonia e de tranquilidade.

Mas, amanhã, nós teremos também em Belo Horizonte um grande evento internacional, que é o jogo da Copa das Confederações, um compromisso assumido pelo Brasil. E nós também, portanto, devemos garantir a realização desse evento. Esse evento tem 40 mil torcedores que adquiriram seus ingressos e será realizado, como todos sabemos, no Mineirão. Então, nossas forças de segurança vão atuar para permitir que nós tenhamos, de maneira, reitero, muito tranquila e muito pacífica, a realização desses dois grandes eventos.

Eu acredito que, com muita serenidade e muita calma, nós vamos conseguir realizar as manifestações, que já estão previstas, e também o jogo. Eu gostaria ainda de dizer que nesse período, nesses últimos dias, nós fizemos diversos contatos, principalmente pela área de segurança com o Ministério Público do Estado, que tem tido uma participação muito proativa na questão também de permitir a tranquilidade, a garantia da realização dessas manifestações e isto vai ser detalhado aqui, em instantes, pelo coronel Sant’Ana, dos entendimentos que foram desenvolvidos com o Ministério Público de nosso Estado.

Estou tendo também contato diário com o governo federal, e naturalmente acompanho o desdobrar da situação no Brasil como um todo, e tenho feito um relato da situação em Minas Gerais. Eu queria concluir dizendo que confio, de fato, muito na serenidade de todos os mineiros para que amanhã tenhamos um dia que seja um dia memorável do ponto de vista positivo, com a realização da grande manifestação, que é bem vinda e deve ser totalmente reconhecida e protegida, e também com o jogo que vamos realizar no estádio do Mineirão.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade