PUBLICIDADE

Grécia empata com a Romênia e garante vaga na Copa do Mundo

19 nov 2013 - 18h57
(atualizado às 19h34)
Compartilhar

Na tarde desta terça-feira, na Arena Nacional de Bucareste, a Grécia empatou com a Romênia, por 1 a 1, e garantiu vaga na Copa do Mundo em solo brasileiro, no ano que vem. Com o triunfo conquistado em solo helênico, no jogo de ida, pelo placar de 3 a 1, os comandados de Fernando Santos poderiam até perder por um gol de diferença para consolidar a vaga no Mundial, mas não tomaram conhecimento dos romenos e só cederam o empate aos mandantes graças a um gol contra de Torosidis, aos dez minutos da etapa final. O resultado leva a seleção do sudeste europeu à sua terceira participação nesta competição.

O jogo - Logo aos cinco minutos, a Romênia, precisando do resultado, assustou a meta de Karnezis, em finalização firme de Torje. Aos 11, Maxim alçou a bola na área, mas ninguém completou a assistência, facilitando o trabalho do arqueiro grego. Porém, aos 23 jogados, a seleção helênica inaugurou o marcador: Mitroglou recebeu um passe preciso de Torosidis, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Tatarusanu para balançar as redes.

Durante a segunda etapa, os comandados de Victor Piturca pressionaram os gregos, mas precisaram de uma força dos visitantes para igualar o marcador, aos dez minutos: na entrada de sua área, Torosidis, o mesmo que protagonizou a assistência para o tento grego, dividiu a bola com seu companheiro de seleção e viu a mesma tomar o caminho de volta, surpreendendo Karnezis e protagonizando um estranho gol contra.

O gol de empate motivou os mandantes, que embora tenham apresentado um maior volume de jogo, não conseguiam superar a marcação grega. Mesmo com as entradas de Niculae e Latovlevici, a Romênia tinha dificuldade de chegar à área e tornava as finalizações à longa distância a sua principal arma. O arremate mais perigoso veio dos pés de Hoban, aos 17 minutos, que exigiu uma grande defesa de Karnezis.

No final da partida, a seleção local se mandou ao ataque e deixou espaços em seu campo defensivo. Tal falha foi explorada pelos gregos, em contragolpe rápido, aos 44 minutos: Samaras recebeu pela esquerda, invadiu a área mas errou o passe que deixaria Mitroglou em condições claras de gol.

Esta é a terceira participação grega em Copas do Mundo. Em 1994, com três derrotas, os helênicos figuraram na lanterna do Grupo C. Na edição passada, em solo alemão, a seleção, comandada por Otto Rehhagel, terminou no terceiro posto da chave B, que continha Argentina, Coréia do Sul e Nigéria. Sobre a seleção africana, os alviazuis conquistaram seu primeiro triunfo em Mundiais. Por sua vez, os romenos seguem sem figurar nesta competição desde 1998.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade