PUBLICIDADE

Grêmio enfrenta LDU e altitude na pré-Libertadores

22 jan 2013 - 15h04
(atualizado às 15h29)
Compartilhar

O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira (às 19h00 locais, 22h00 no horário de Brasília) para enfrentar os equatorianos da LDU na altitude de 2850 m de Quito, na partida de ida da fase preliminar da Taça Libertadores.

Se vencer o confronto, o time gaúcho integrará o grupo 8, que já tem o atual campeão brasileiro Fluminense, os chilenos do Huchipato e os venezuelanos do Caracas.

A LDU já mostrou no passado que sabe aproveitar a vantagem do mando de casa em confrontos de ida e volta.

O Fluminense sentiu este gosto amargo dois anos seguidos, em duas decisões de torneios continentais, na Libertadores de 2008 e na Copa Sul-Americana de 2010, quando sofreu derrotas contundentes no estádio Casa Blanca de Quito, por 4 a 2 e 5 a 1, respectivamente, e acabou ficando sem título mesmo decidindo o confronto em casa.

No entanto, desta vez, a própria imprensa equatoriana colocou em dúvida a vantagem da altitude por conta do fato da LDU ter renovado seu elenco recentemente, contratando nada menos de 17 novos atletas no início do ano, sendo que muitos deles ainda não tiveram tempo de se acostumar às condições de jogo da capital equatoriana.

Já os jogadores do Grêmio tiveram nove dias de aclimatação, chegando em Quito no início da semana passada.

"Nossa maior preocupação é a altitude, porque é um fator que desequilibra e interfere diretamente no jogo. Precisamos ter muita cautela, por isso chegamos nove dias antes para treinar com muita intensidade nas condições que teremos durante a partida", declarou o preparador físico do Grêmio, Antonio Melo, à agência pública Andes.

"Na verdade, para mim, nove dias não são suficientes. Precisaria de 21 dias para uma aclimatação completa", explicou.

Para encarar o confronto com serenidade, o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo também aposta na vivência de jogadores experientes como Zé Roberto, Elano ou os recém contratados Dida e Cris.

Para a partida de volta, que será o primeiro jogo oficial disputado na moderníssima Arena Grêmio, no dia 30 de janeiro, o tricolor gaúcho espera poder contar com outro reforço de peso, o chileno Vargas, ex-Napoli.

Contratado na última quarta-feira, sua transferência precisa ser regularizada a tempo para que seja inscrito na Libertadores em prazo útil para poder disputar a partida.

Nesta quarta-feira, 'Luxa' não poderá contar com o atacante Kléber, o lateral Fábio Aurélio e meia argentino Facundo Bertoglio lesionados, nem com o zagueiro Werley e volante Léo Gago, que cumprem suspensão.

Durante o período que passou em Quito, o Grêmio disputou dois amistosos contra times locais, derrotando o Independiente e o El Nacional, por 1 a 0 e 2 a 0,respectivamente.

O técnico da LDU, o argentino Edgardo 'Patón' Bauza, disse que o fato do Grêmio já contar com uma base formada desde a temporada passada pode fazer a diferença contra seu elenco que acaba de passar por um intenso processo de renovação.

"Eles estão juntos há um ano e meio, a única diferença será a presença de Cris e Dida, mas o resto do time já e está entrosado", explicou Bauza, que já comandava a equipe em 2008, quando conquistou o título da Libertadores.

"Estamos tentando ver quais são os jogadores mais em forma. É difícil disputar um jogo desta importância com um elenco formado por 17 jogadores recém contratados", completou.

O trio de arbitragem será colombiano, com o juiz Wilmar Roldán auxiliado por Eduardo Díaz e Alexander Guzmán.

LDU: Alexander Domínguez - Eduardo Morante, Norberto Araujo, Ignacio Canuto - José Madrid, Fernando Hidalgo, Enrique Vera, Pablo Vitti, Carlos Feraud - Francisco Rojas e Carlos Garcés. T: Edgardo Bauza

Grêmio: Dida - Tony, Saimon, Cris, Pará - Souza, Fernando, Elano, Zé Roberto - Marcelo Moreno e William José. T: Vanderlei Luxemburgo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade