PUBLICIDADE

Grêmio inicia duelo contra a LDU de Quito, apostando na adaptação à altitude

22 jan 2013 - 13h46
(atualizado às 13h49)
Compartilhar

O Grêmio, que há pouco mais de uma semana se prepara na altitude de 2.850 metros, estreia nesta quarta-feira na Taça Libertadores, disputando a partida de ida da primeira fase da competição, contra a sempre perigosa LDU de Quito, no Estádio Casa Blanca, às 22h (horário de Brasília).

Amanhã, o clube completará nove dias no "alto do morro", período que o preparador físico do clube, Antônio Mello, considera insuficiente. "Efetivamente são precisos 21 dias, mas assimilar velocidade da bola, os giros, a respiração veloz, ao dor de cabeça e as náuseas requer menos tempo".

A dificuldade de atuar na altitude, no entanto, não é o único problema gremista, já que Vanderlei Luxemburgo não terá para a partida Fábio Aurélio, Kléber e Facundo Bertoglio, lesionados, Werley e Léo Gago, suspensos, e o zagueiro Vílson, que foi afastado do elenco pelo treinador.

Com isso, vários jovens foram integrados ao elenco, como o atacante Yuri Mamute, além de Leandro, também homem ofensivo, que foi chamado para o lugar de Vílson, e que estava disputando o Campeonato Sul-Americano sub-20, na Argentina.

No Equador, o Grêmio disputou dois amistosos, conquistando duas vitórias. Primeiro, o time gaúcho bateu o Independiente José Terán, por 1 a 0, com gol de Zé Roberto, e depois venceu o El Nacional, por 2 a 0, novamente com gol do ex-meia da seleção brasileira e de Yuri Mamute.

O técnico da LDU, o argentino Edgardo Bauza elogiou muito o rival desta quarta-feira, mas afirmou que sua maior preocupação é que sua equipe "chegue bem" para a disputa da primeira fase, na qual dois jogos definem o destino das equipes.

Um conhecido da torcida brasileira, o volante Patrício Urrutia, que passou pelo Fluminense em 2009, mostrou confiança, mas muito respeito ao Grêmio, e garantiu que a equipe de Quito passar por esta eliminatória, irá "muito longe" na Libertadores.

A LDU vive processo de reformulação de seu elenco, e terá em campo uma equipe muito diferente da que conquistou Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa Sul-Americana entre 2008 e 2010. No entanto, há algumas velhas figuras, como o próprio Urrutia, o zagueiro Norberto Araujo, o meia Édison Méndez, o lateral direito

Néicer Reasco.

O clube trouxe 17 caras novas nas últimas semanas, entre eles, o zagueiro argentino Ignacio Canuto, ex-Figueirense, o lateral direito chileno Eduardo Morante, ex-Universidad do Chile, e o meia Carlos Feraud, ex-LDU de Loja, que devem se tornar coadjuvantes da equipe liderada em campo pelo armador argentino Pablo Vitti, no clube desde o ano passado.

A equipe não contará nesta fase preliminar da Libertadores com o centroavante uruguaio Federico Puppo, anunciado hoje como o substituto de Ariel Nahuelpan, ex-Coritiba, que deixou a LDU no fim da temporada passada, para acertar com o Barcelona de Guayaquil.

No último sábado, a equipe de Quito realizou a apresentação do elenco para a temporada, vencendo amistoso contra o Aucas, do Equador, por 3 a 1, na chamada "Noite Blanca". Francisco Rojas, Carlos Garcés e Carlos Feraud balançaram as redes para o rival gremista.

A partida de volta entre Grêmio e LDU acontecerá na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. A equipe que superar a primeira fase entra no grupo 8 da competição, que já tem Fluminense, Huachipato, do Chile, e Caracas, da Venezuela.

Prováveis escalações:

LDU de Quito: Alexander Domínguez; Eduardo Morante, Norberto Araujo e Ignacio Canuto; Francisco Rojas, Enrique Vera, Fernando Hidalgo, Fernando Hidalgo e José Madrid; Carlos Garcés. Técnico: Edgardo Bauza.

Grêmio: Dida; Tony, Saimon, Cris e Pará (Alex Telles); Souza, Fernando, Elano e Zé Roberto; Marcelo Moreno e William José. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia) auxiliado pelos seus compatriotas Eduardo Díaz e Alexander Guzmán.

Estádio: Casa Branca, em Quito (Equador).

EFE   
Compartilhar
Publicidade