PUBLICIDADE

Grêmio vence na Colômbia e garante vaga nas oitavas da Libertadores

3 abr 2014 - 00h38
(atualizado às 00h47)
Compartilhar

O Grêmio avançou às oitavas de final da Copa Libertadores ao derrotar o Atlético Nacional, da Colômbia, por 2 a 0 nesta quarta-feira, em Medellín, na chave 2, também chamada de grupo da morte.

Os gols foram marcados no segundo tempo, com Dudu, aos 7 minutos, e Barcos, aos 27.

Com o triunfo, o time gaúcho chegou a 11 pontos, três de vantagem sobre o Newell´s Old Boys, da Argentina, e quatro sobre o clube colombiano.

O outro Nacional, de Montevidéu, só tem um ponto e já está eliminado.

No estádio Atanasio Girardot, o time comandado pelo técnico Enderson Moreira teve sua primeira oportunidade logo no primeiro minuto de jogo, com uma cobrança de falta alçada na área que a zaga local aliviou.

O Grêmio manteve a iniciativa e criou outra boa chance aos 4, quando Wendel entrou pelo lado esquerdo e cruzou com perigo sobre a pequena área, mas o goleiro Armani segurou a bola.

Aos 7, o time gaúcho teve outra chance com Dudu, que recebeu um passe na entrada da área, mas se enrolou na hora da finalização.

Aos 13, o Atlético Nacional quase abriu o placar com Cárdenas, que tentou o cruzamento sobre a área, mas a bola desviou em Dudu e caiu junto ao travessão, exigindo uma ótima defesa de Marcelo Grohe.

A partir dos 15 primeiros minutos, o time local foi crescendo em campo e aumentando a pressão no ataque, enquanto o Grêmio recuava e se concentrava nos contragolpes.

Aos 19, Cardona arriscou da intermediária contra o gol de Marcelo Grohe, que desviou a bola venenosa sobre o travessão, cedendo o escanteio.

O Grêmio, que tocava a bola no meio de campo, se fechava bem na defesa e pouco fazia no ataque, foi ameaçado novamente aos 27 minutos, quando Cárdenas serviu Cardona dentro da área com um lançamento espetacular, mas a zaga gaúcha aliviou após a matada de bola do atacante colombiano.

Aos 35, o Grêmio desperdiçou boa chance de abrir o placar quando Dudu recebeu um cruzamento da direita, dominou no lado esquerdo da área e disparou, mas a bola saiu à direita do gol de Armani.

O Nacional respondeu aos 39, com Medina arriscando de fora da área e a bola passando com perigo à direita de Marcelo Grohe.

O time gaúcho esteve muito próximo de abrir o placar aos 43, quando Riveros entrou pelo lado direito e disparou contra Armani, que fez a defesa em dois tempos.

No segundo tempo, o Grêmio voltou com mais disposição e abriu o placar logo aos 7, a partir de uma grande jogada de Ramiro.

O meia se livrou da marcação, entrou pelo lado direito e cruzou para a área, Barcos furou, mas Dudu apareceu no lado esquerdo e completou para o fundo das redes.

Com a vantagem no placar, o Grêmio se fechou na defesa e passou a apostar nos contra ataques, enquanto o Nacional pressionava.

Aos 17, uma bola alçada na área encontrou a cabeça de Cárdenas, que desviou com perigo à direita do gol de Grohe. Três minutos depois, Cardona cobrou falta da esquerda sobre a área e Duque completou de cabeça, e a bola saiu raspando a trave de Marcelo.

Aos 23, Marcelo salvou o Grêmio do empate após um bate-rebate na área que acabou com a bola nos pés de Medina, na meia-lua, de onde o meia disparou para uma defesa espetacular do goleiro tricolor.

Em meio à pressão dos colombianos, o Grêmio desferiu o golpe fatal no Nacional aos 27 minutos, quando Murilo falhou na intermediária, Barcos roubou a bola, avançou em direção ao gol e disparou na saída de Armani, para fazer 2 a 0.

O Nacional ainda lutou em busca do empate, mas uma zaga bem armada e a excelente atuação de Grohe garantiram a classificação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade